A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) anunciou nesta sexta-feira que dois atletas brasileiros foram flagrados em exames
antidoping no final da temporada de 2013.
Eloita Catarina Possati Michiuye teve apontado o uso de testosterona exógena, DHEA e Oxandrolona e metabólitos, e José Roberto Pereira de Jesus está sendo investigado pelo uso ilegal de Metabólitos de Meiltestosterona, Metabólitos de Tamoxifeno e Clortalidona. Os dois atletas competiram em provas de rua.
Eloita foi flagrada após a Maratona de Curitiba, enquanto José Roberto Pereira caiu no doping depois de uma corrida em Brasília. Ambos estão suspensos provisoriamente desde ontem pela entidade.
Confira a íntegra do comunicado:
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou na manhã desta sexta-feira 10 dois comunicados a respeito de resultados positivos em controles de doping, que seguem abaixo:
Comunicado 1: Eloita Catarina Possati Michiuye
A Confederação Brasileira de Atletismo lamenta informar que o laboratório credenciado pela WADA/IAAF, com sede em Montreal, Canadá, comunicou a esta entidade, no dia 23 de dezembro de 2013, que identificou, na amostra de urina "A" da atleta ELOITA CATARINA POSSATI MICHIUYE (PR), coletada no dia 17 de novembro de 2013, na cidade de Curitiba, PR, durante a Maratona de Curitiba, a presença das substâncias proibidas "Testosterona Exógena, DHEA e Oxandrolona e metabólitos".
Em conformidade com o disposto nas normas da WADA/IAAF, a atleta foi comunicada em 27 de dezembro de 2013 do resultado analítico adverso na amostra "A" de sua urina, coletada conforme acima, tendo apresentado suas justificativas para a CBAt no dia 30 de dezembro de 2013 e abriu mão do direito de requerer o exame da amostra "B" de sua urina. A CBAt não aceitou as explicações da atleta, tendo comunicado este fato a mesma em 09 de janeiro de 2014. Assim, a CBAt emitiu Portaria nesta data suspendendo a atleta provisoriamente a partir de 09 de janeiro de 2014, sendo o caso encaminhado para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBAt, ainda em conformidade com as Regras da IAAF.
Comunicado 2: José Roberto Pereira de Jesus
A Confederação Brasileira de Atletismo lamenta informar que o laboratório credenciado pela WADA/IAAF, com sede em Montreal, Canadá, comunicou a esta entidade, no dia 23 de dezembro de 2013, que identificou, na amostra de urina "A" do atleta JOSÉ ROBERTO PEREIRA DE JESUS (SP), coletada no dia 03 de novembro de 2013, na cidade de Brasília, DF, durante a prova "Golden Four Asics", a presença das substâncias proibidas "Metabólitos de Meiltestosterona, Metabólitos de Tamoxifeno e Clortalidona".
Em conformidade com o disposto nas normas da WADA/IAAF, o atleta foi comunicado em 27 de dezembro de 2013 do resultado analítico adverso na amostra "A" de sua urina, coletada conforme acima, tendo apresentado suas justificativas para a CBAt no dia 06 de janeiro de 2014 e não requereu o exame da amostra "B" de sua urina no prazo determinado pelas Regras da IAAF. A CBAt não aceitou as explicações do atleta, tendo comunicado este fato ao mesmo em 09 de janeiro de 2014. Assim, a CBAt emitiu Portaria nesta data suspendendo o atleta provisoriamente a partir de 09 de janeiro de 2014, sendo o caso encaminhado para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBAt, ainda em conformidade com as Regras da IAAF.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!