As últimas seis obras dos estádios da Copa do Mundo 2014 entraram na reta final de execução. Os trabalhos na Arena Amazônia, Arena
da Baixada, Arena das Dunas, Arena Pantanal, Beira-Rio e Itaquerão, no entanto, estão marcados pelos atrasos. Segundo o cronograma divulgado pelo Comitê Organizador Local (COL), a entrega das arenas ocorreria em dezembro de 2013. Agora, a menos de cinco meses do jogo de abertura do Mundial, os primeiros eventos dos novos estádios começam a ser definidos.22
O estádio mais próximo dessa realidade é a Arena da Dunas, que está praticamente finalizada. Segundo a Secretária da Copa do Rio Grande do Norte (Secopa-RN), o índice de execução das obras do estádio potiguar já é de 100%. A cerimônia de inauguração está marcada para o dia 22 de janeiro, com a presença da presidente Dilma Rousseff.
A reinauguração do Beira-Rio, estádio que atingiu 97% de conclusão, ocorrerá no próximo dia 29. Na ocasião, o Internacional enfrentará o São Paulo-RS pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho. A Arena Corinthians, por sua vez, será entregue apenas no dia 15 de abril. De acordo com a Odebrecht, construtora responsável pelos trabalhos, o índice de execução atual é de 96%, mesmo após a queda do guindaste - à época, no dia 27 de novembro, as obras estavam 94% prontas.
A Arena Amazônia, 95% concluída, ainda não tem uma definição sobre a abertura do estádio. "O evento está condicionado à inauguração, cuja data está sendo definida", disse a Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), por meio de sua assessoria. Já a Arena Pantanal, estádio há mais tempo em construção - em obras desde abril de 2010 -, será inaugurado em fevereiro. Os trabalho chegaram à marca de 90% de execução no fim de dezembro.
A data de abertura do estádio de Cuiabá é a mesma da Arena da Baixada. Em Curitiba, o índice de conclusão é o mais baixo: 88,8%. Mesmo a 12 pontos percentuais da finalização total das obras, o novo prazo estipulado pelo governo paranaense é fim de fevereiro, a pouco mais de três meses da Copa do Mundo.
O cenário da atrasos não é novo no País. Dos seis estádios da Copa das Confederações, apenas dois foram entregues no prazo: O Castelão e o Mineirão (em dezembro de 2012). Em abril, a Fonte Nova e o Maracanã foram concluídos. No mês seguinte, a menos de 30 dias do jogo inaugural do torneio-teste da Copa 2014, foi a vez do Mané Garrincha e da Arena Pernambuco.
ARENA DAS DUNAS (100%)
Com 100% de conclusão, a obra da Arena da Dunas está na fase de instalação do som e luz. Os serviços se concentram no entorno do estádio.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!