quarta-feira, janeiro 15, 2014

Codern comemora resultados nas exportações de frutas e embarque de sal pelos portos do RN

 Blog Cidade News ItaúA Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) comemora mais um resultado positivo no balanço das exportações de 2013 realizadas pelo Porto de Natal. Após anunciar um incremento de 23% nos
embarques de sal pelo Porto-Ilha de Areia Branca, que também é administrado pela Codern, agora o crescimento veio por conta das exportações de frutas. 
No período registrado entre 2011 e 2013 a Codern conseguiu mais do que dobrar o volume de frutas escoado pelo Porto de Natal, com crescimento de mais de 100% no período.
Em 2011 a Codern registrou um volume de 83.222 toneladas de frutas escoadas pelo Porto de Natal. Já em 2012 o valor subiu para 154.358 toneladas, o que resultou em um aumento de 85% nas exportações entre os dois anos. No último balanço realizado pela Companhia, os dados atualizados da movimentação de frutas de 2013 (de janeiro a novembro) registraram o volume de 168.701 toneladas, o que equivale a um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2012 (janeiro a novembro) e 103% em relação a todo o ano de 2011.
Vale ressaltar que a esse volume de frutas movimentado em 2013 será acrescido ainda o resultado do escoamento relativo ao mês de dezembro, que ainda não pôde ser contabilizado pela administração da Companhia. Com isso conclui-se que, quando atualizada a circulação de frutas de dezembro do ano passado, os percentuais referentes aos comparativos entre os três anos de exportação irão subir ainda mais.
De acordo com a Companhia Docas, o resultado de 2013 só não foi maior porque faltou espaço nos navios para a demanda de contêineres de frutas. Para que o problema não seja repetido na safra de 2014, produtores já estão em negociação com armadores, para que o espaço nos navios para embarques de frutas pelo Porto de Natal seja aumentado.
De toda a movimentação de frutas de 2013, 90% da carga é oriunda do Rio Grande do Norte. Os 10% restantes são de carga oriunda de Pernambuco. As frutas que são exportadas pelo Estado são, em sua maior parte, melão, manga, banana e melancia.
O aumento considerável na movimentação de cargas de frutas pelo Porto de Natal se deve ao trabalho desenvolvido pela atual diretoria-executiva da Codern, que tem à frente o empresário e engenheiro Pedro Terceiro de Melo. Quando assumiu, em janeiro de 2011, ele atuou junto aos produtores e exportadores do RN, que se comprometeram em dobrar, em dois anos, o volume de cargas de frutas escoado pelo Porto de Natal. Como se pôde verificar, a meta foi atingida.
Além do trabalho pessoal do presidente da Codern, que também é empresário e vice-presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), destaca-se ainda a criação, em 2013, da Gerência de Novos Negócios da Codern, que passou a oferecer atendimento diferenciado aos clientes do Porto de Natal, além de atuar na captação de novos clientes para a empresa.
O diretor-presidente da Companhia, Pedro Terceiro de Melo, ressalta o trabalho da equipe da Codern, que refletiu em bons resultados para a empresa. "Como podemos ver, esses dois anos foram anos positivos para a Codern. Destaque para o desempenho de toda a equipe da Companhia e os empresários, que cumpriram com sua palavra e dobraram as exportações. O Porto tem capacidade para fazer mais e estamos em busca disso, para fazermos do Rio Grande do Norte um Estado que se destaque na economia do Nordeste e do País".
Ainda de acordo com Pedro Terceiro de Melo, a perda de exportações do Rio Grande do Norte para outros estados está diretamente ligada à deficiência de linhas para outros destinos mundiais. Atualmente o Porto embarca produtos para os Portos de Algeciras e Viggo (Espanha), Rotterdam (Holanda) e Tilbury (Inglaterra).
Para sanar essa carência de linhas para exportações de longo curso, o Porto de Natal está em negociação para a implementação, já este ano, de uma nova linha com destino ao Porto de Trinidad e Tobago, na Espanha, o que atenderá à linha dos Estados Unidos (Costa Leste e Costa Oeste) e reembarque para a Ásia. "A questão dos outros portos que fazem embarque para outros países, onde a carga do RN migra, está diretamente ligada à deficiência de linhas para outros destinos, o que já está sendo resolvido para a safra de 2014" explica o presidente da empresa.
Ainda para este ano, estão previstas obras como a construção do Berço 4 e ampliação da retroárea. Essas obras irão dotar o Porto de Natal de maior infraestrutura para atender com eficiência à economia do Estado e do País. A construção de um novo berço para o Porto irá proporcionar maior capacidade de atracação de embarcações, sejam de frutas, trigo, minério ou outros produtos. O aumento da retroárea, por sua vez, irá possibilitar maior capacidade de armazenamento de produtos.

Reprodução Cidade News Itaú

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