Páginas

terça-feira, janeiro 28, 2014

Cerca de 15% dos pacientes do Clovis Sarinho não possuem cartão Sus

 Blog Cidade News ItaúUm levantamento feito pelo Setor de Serviço Social do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal, mostrou que cerca de 15% dos pacientes que
dão entrada no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) ainda chegam sem portar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O instrumento instituído pelo Ministério da Saúde (MS) em 1998 tem como objetivo vincular os procedimentos executados no âmbito do SUS ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados.

“Alguns pacientes não sabem que é possível fazer o cartão do SUS, gratuitamente, em qualquer unidade de saúde municipal”, explica a chefe do serviço social do HMWG, Sandra Andrade Moura. Ainda segundo o estudo, a maioria dos usuários que não possuem o cartão é do interior e desconhecem totalmente a sua importância.

A coordenadora do Cartão SUS no RN, Bethânia Lopes de Lima, informa que 70% dos potiguares já possuem o cartão. Porém, muitos ainda não sabem que o tem. Segundo ela, quando o paciente realiza algum procedimento em uma unidade particular de saúde, conveniada ao SUS, o cartão é feito mas, as vezes, o usuário não é informado.

Contudo, é possível saber se o cartão já foi solicitado através da consulta em qualquer posto de saúde ou da secretaria municipal de saúde do município de origem do usuário.

COMO FAZER?

É muito fácil solicitar o cartão do SUS. Para os usuários da internet, no Portal do Cidadão (clique AQUI) é possível fazer um pré cadastro e, ao fim, obter o número de uma senha. De posse do código, basta ir a qualquer posto de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital municipal, apresentar a numeração e solicitar a validação. Não há custos a serem pagos. O Cartão SUS é expedido na hora, não tem data de validade e pode ser usado em todo o país.

Para os usuários que não possuem acesso a internet, basta comparecer a qualquer unidade de saúde portando, Registro Geral (RG), Comprovante de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e um número de telefone para contato. Caso o cidadão não possua o RG, a certidão de nascimento pode ser usada.

Não há idade limite de idade para possuir o cartão SUS. Mesmo os recém nascidos precisam tê-lo. Para os bebês, os pais devem de posse da certidão de nascimento fazer a solicitação também em postos de saúde municipais ou UPAs.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!