Páginas

sábado, dezembro 21, 2013

Recursos para acessos de aeroporto estão garantidos, diz governo do RN

Construção dos acessos começou em agosto deste ano (Foto: Fernanda Zauli/G1)O governo do Rio Grande do Norte garante que o Tesouro Nacional vai liberar os recursos para a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Grande
Natal. A governadora Rosalba Ciarlini afirma que recebeu a confirmação do governo federal de que o ato seria publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias. Além das obras dos acessos ao novo aeroporto, o pacote, segundo o Executivo Estadual, inclui as obras da avenida Engenheiro Roberto Freire, em Natal.

O Tesouro Nacional vai liberar $ 72 milhões para a conclusão das obras dos acessos norte e sul do aeroporto e mais R$ 174 milhões para realização da obra de reordenamento da avenida Engenheiro Roberto Freire. O projeto no entorno do terminal de passageiros prevê a construção de 33,7 quilômetros de estrada duplicada, ligando o aeroporto à BR-406 pelo acesso norte e às BRs 304 e 226 pelo acesso sul.

A obra foi licitada em 2009, mas só teve início em agosto de 2013. O prazo para conclusão atual do acesso norte é em março de 2014. Do acesso sul, será em maio. O primeiro pouso no novo aeroporto está marcado para o dia 3 de abril, quando apenas um acesso estará concluído.

Ao G1, O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Rio Grande do Norte, Demétrio Torres, afirmou que o prazo de execução da obra era de 24 meses após a licitação, mas dívidas do estado junto ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) emperraram a obra. "O projeto foi licitado e ficou na prateleira", diz.

O aeroporto terá capacidade para receber 6,2 milhões de passageiros por ano. Serão oito pontos de embarque, 45 balcões de check-in, 10 quiosques de autoatendimento, 22 elevadores, oito escadas rolantes e cinco esteiras de restituição de bagagem.

O consórcio, composto pelas empresas Infravix, controlada pelo Grupo Engevix, e Corporación América, terá investimento de R$ 410 milhões na obra até a Copa do Mundo.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!