O prefeito interino Francisco José Júnior (PSD), conhecido também como Silveira, está se ancorando nos quadros do grupo da ex-prefeita Fafá Rosado (DEM) para formar a equipe dele neste período em que está à frente do Palácio da
Resistência.
Após uma reunião com o vereador Francisco Carlos (PV) e com o secretário municipal de Cultura, Gustavo Rosado, irmão de Fafá, ele fechou as indicações de Fernanda Kallyne para a pasta de Desenvolvimento Social, e Rondinelli Carlos para a Agricultura. Os dois nomes ocuparam as pastas no segundo mandato de Fafá. Os dois tomaram posse ontem.
Além deles tomaram posse Vânia Furtado, assumindo a Procuradoria do Município e Charlejandro Marcelino assumindo a Subsecretaria de Trânsito e Transporte.
No final da manhã de ontem, Francisco José Júnior recebeu mais dois pedidos de exoneração. Edward Smith, que estava no comando da Guarda Civil, entregou o cargo. Ele era uma indicação do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), mas nos últimos tempos estava distanciado do grupo da ex-prefeita. Fátima Marques deixou a Controladoria. Ela foi secretária de Planejamento na segunda gestão de Fafá, mas é um nome ligado ao rosalbismo.
Eles foram substituídos, respectivamente, por Júlio César Fernandes e Rutimar Pereira.
Em nome dos que tomaram posse falou Fernanda Kallyne. "O prefeito mostra sensibilidade em ter técnicos e pessoas preocupadas com o bem de Mossoró em seu quadro administrativo. Agradecemos o convite, sabemos da responsabilidade e garantimos que seremos vigilantes para que os munícipes não tenham nenhuma perda", frisou.
No discurso, Francisco José Júnior negou a existência de indicações políticas. "Os novos secretários foram convidados sem indicações políticas, por critérios técnicos. Estamos integrados em um só objetivo: o bem comum. Vamos repartir com o povo nossas experiências de gestão e administrar com responsabilidade, priorizando a educação, saúde, segurança, geração de trabalho e renda e assistência aos mais necessitados", acrescentou.
Apesar das palavras está claro que ele adotou preferência pela grupo de Fafá e escanteou Cláudia Regina e a governadora Rosalba Ciarlini que, mesmo após o rompimento com o vice-governador Robinson Faria, manteve a mãe do prefeito interino, Lúcia Bessa, à frente do Hospital Regional Rafael Fernandes.
Em conversa com este jornalista, ele classificou de "estratégia infeliz" essa debandada de secretários. "Estas picuinhas que estão acontecendo vamos relevar e responder com trabalho", acrescentou.
EXONERADOS
No final da tarde de ontem, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Alexandre Lopes, foi ao Palácio da Resistência entregar o cargo. Além dele também decidiram pedir exoneração Carlos Clay (Subsecretaria de Serviços Urbanos) e Jailson Moreira Freire (Subsecretaria do Desenvolvimento Territorial).
PV seria o primeiro aliado em pleito
O prefeito interino Francisco José Júnior já está em clima de articulação com vistas às eleições suplementares. As mudanças de ontem indicam que ele estaria fechando com o PV.
Nos bastidores comenta-se que foi acertado na noite de segunda-feira que o PV além de indicar alguns nomes para o primeiro escalão também comporia a chapa majoritária indicando o vice.
Neste caso o indicado seria o vereador Francisco Carlos, presidente municipal da sigla.
As alternativas não param por aí. Caso seja necessário abrir a vaga de vice para atrair mais apoios a outra possibilidade é acomodar Francisco Carlos na presidência da Câmara para terminar o mandato de Francisco José Júnior à frente da mesa diretora.
É que em caso de vitória na eleição suplementar será necessária uma nova escolha para presidente da Casa.
O prefeito interino sabe que precisa do apoio de um dos grupos tradicionais da cidade.
Novos secretários
Procuradoria Geral do Município
Vânia Furtado de Araújo possui graduação em Direito, especialização em Direito Público e Privado. É advogada, professora universitária do curso de Direito da Universidade Potiguar e aluna especial do Mestrado de Educação e do Mestrado de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Foi professora universitária do curso de Direito da Uern e ex-supervisora acadêmica do curso de Direito da UnP. Em 2012 recebeu a medalha do mérito educacional "Professor Solon Moura" concedida pela Câmara Municipal de Mossoró.
Controladoria Geral do Município
Rutimar Pereira da Costa é formada em Ciências Econômicas pela Uern. É funcionária da Prefeitura de Mossoró desde 1º de março de 1979, exercendo a função de Economista. Foi diretora de Controle Interno, de 2 de janeiro de 2009 a 28 de janeiro de 2011.
Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude
Fernanda Kallyne Rego de Oliveira é graduada em Serviço Social pela Uern, tem Especialização em Políticas Sociais na temática Criança e Adolescente e Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas. É funcionária de carreira da Prefeitura Municipal de Mossoró e foi gestora municipal da Assistência Social (2008-2012). Fez parte da Comissão Intergestora Tripartiti (CIT), como membro titular, representando todos os municípios de grande porte no país (2011-2012). Foi membro titular da Comissão Intergestora Bipartiti (CIB) de 2010-2012. Recentemente esteve gestora de saúde do município de Upanema (2013). É Avaliadora do Itaú/Unicef desde 2009 e Professora da UnP.
Subsecretaria do Desenvolvimento Rural
Rondinelli Carlos dos Santos tem licenciatura em Geografia pela Uern, é bacharel em direito pela UnP e atuou como auxiliar de cartório de 1995 ao ano de 2001. Foi tabelião em exercício no período de 2001 a 2008. Atuou como chefe do Departamento Administrativo Financeiro entre os anos de 2009 e 2010 e exerceu o cargo de gerente executivo de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos no período de 2010 a 2012.
Subsecretaria do Trânsito e Transporte
Charlejandro Rustayne Marcelino Pontes é bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências e Tecnologias Mater Christi, tecnólogo em Recursos Humanos pela Faculdade Interativa Anhanguera e Pós-Graduado em Ciências Penais Lato Sensu pela Rede de Ensino LFG. É policial militar do estado do Rio Grande do Norte desde o ano de 2000 e diretor jurídico da Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região.
Guarda Civil Municipal
Júlio César Fernandes é graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e acadêmico de Direito. Foi vereador por três mandatos no município de Mossoró, entre os anos de 1982 e 2004.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!