sexta-feira, dezembro 06, 2013

ITAÚ/RN: ESCOLA MUNICIPAL AFIRMA QUE É POSSÍVEL APRENDER BRINCANDO

A Secretaria Municipal de Educação por ocasião de um estudo realizado com os professores da Educação sugeriu um jeito novo de contar histórias. E um dos livros utilizados foi “Os sete cabritinhos”, do acervo TRILHAS.
O livro digitalizado foi apresentado no Pré II, sala de aula das professoras Aninha e Marinelda. Na oportunidade as professoras promoveram uma discussão entre as crianças, instigando-os a se envolverem no enredo trazendo para discussão situações da vida real.
Utilizando o Datashow foi apresentada a história do “Lobo e os sete cabritinhos”, depois as crianças dramatizaram a história, oportunidade para as crianças demonstrarem o seu potencial criativo, quando na prática puderam apresentar o que conseguiram apreender. A aplicabilidade da atividade promoveu uma sintonia entre os envolvidos no processo ensino aprendizagem, envolvendo a participação de todas as crianças, inclusive, aquelas que ainda não sabem ler. Aí está o diferencial.
A Escola desenvolve um trabalho na perspectiva do “aprender brincando”, por entender que por meio da brincadeira que as crianças representam o seu pensamento de forma espontânea.
Neste contexto de brincadeira as professoras contaram a história da “Leiteira e seu balde”, em outra oportunidade fez uma revisão sobre os animais, por oportuno utilizou fantoches de vários animais, momento de aprendizagem, trocas de saberes e muita brincadeira.
Para reforço da atividade utilizou vários jogos, vislumbrando promover a aprendizagem do aluno por meio do jogo/brincadeira.
Assim sendo, fica evidenciado que a Escola está no caminho certo, visto que é evidente o desenvolvimento das crianças. No caso, as crianças do Pré II, já estão preparadas para ingressarem no 1º ano do Ensino Fundamental.  
Para acompanhamento do trabalho as professoras contaram com o apoio e incentivo da Coordenadora de Educação Infantil Josimara Martins, que espera continuar em 2014 com essa parceria que deu certo, redundando num trabalho profícuo. Parabéns a todos nós. Ressalta a coordenadora.

A história dos sete cabritinhos ficou realmente na história, visto que participaram ativamente de todo o processo. 


Por fim, trabalhamos alguns jogos TRILHAS: Mercado, Rimas e Bichos malucos.






























Fotos: Josimara Martins
Texto: Jozivânia Ferreira
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!