O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden
iniciaram as instalações dos pluviômetros automáticos no Rio Grande do Norte. 29 entidades serão beneficiadas e 14 municípios contemplados.
O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.
De acordo com o coordenador Estadual da Defesa Civil, Ten Cel BM Acioli, “Os pluviômetros irão melhorar o conhecimento sobre as chuvas nos municípios, além de melhorar a precisão no monitoramento e dos alertas emitidos pelo Cemaden, contribui para o aumento da segurança das operações de prevenção e proteção da Defesa Civil Estadual e municipais.” Segundo o geografo do Cemaden, Ricardo Balzani, Mais 21 desses aparelhos serão destinados ao estado ate o ano que vem.
Pluviômetros e sensores
Faz parte do Plano de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres, o Cemaden já instalou oito pluviômetros – aparelhos que medem a quantidade de chuva – em áreas de risco de desastres no RN monitoradas pelo Cemaden.
Além dos pluviômetros, o RN também receberá 10 estações agrometeorológicas e 75 conjuntos sensores de umidade do solo. Esses equipamentos contribuem para analisar as condições climáticas ligadas à seca. Serão instalados na região semiárida e representam um investimento de cerca de R$ 2 milhões do governo federal.
Segue o link com o endereço dos locais que serão instalados os pluviômetros automáticos.
Reprodução Cidade News Itaú via Serrinha de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!