A Fifa anunciou nesta terça-feira os critérios do sorteio da Copa do Mundo, que será realizado na próxima sexta na Costa do Sauípe,
na Bahia. O destaque é o pote europeu com nove integrantes, de modo a abrigar a França e reduzir as chances de um super grupo de campeões mundiais. O time de Frank Ribery era considerado o 'bicho-papão' do sorteio, já que tinha chance de enfrentar um cabeça de chave e um 'grande' europeu logo na primeira fase, se a configuração antiga fosse mantida.
Dentre as nove seleções europeias que não são cabeças de chave, a França é aquela com pior posição no ranking da Fifa de outubro, utilizado para definir parte do sorteio. Assim, especulava-se que o país integraria um pote intermediário, sem a companhia das equipes do continente, o que poderia levar os 'bleus' a uma chave com mais dois campeões mundiais. As chances de isso acontecer foram reduzidas com os critérios divulgados nesta terça.
O pote 1 será formado pelos cabeças de chave, definidos pelo ranking da Fifa. Compõem a lista Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e Uruguai, além do país-sede Brasil.
O segundo pote terá sete integrantes: cinco africanos e dois representantes da Américas do Sul (Chile e Equador). O terceiro contará com quatro asiáticos e mais quatro representantes da Concacaf (América Central e do Norte). Por fim, o quarto pote contará com nove representantes da Europa.
O processo de sorteio começará com o sorteio de um representante europeu do pote 4, que migrará para o número 2, junto com os cinco africanos, Chile e Equador. Em seguida, este europeu será encaminhado necessariamente para um dos grupos encabeçados por sul-americanos: Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai.
"Não é fácil de explicar, mas espero que todos entendam no fim", afirmou o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, após a apresentação dos critérios do sorteio.
Nas últimas semanas a Fifa já havia anunciado que os critérios de divisão de potes iria combinar parâmetros geográficos e esportivos.
Dos cabeças de chave, os anfitriões brasileiros são os únicos que já conhecem seu itinerário na primeira fase. A seleção de Luiz Felipe Scolari está no grupo A e jogará em São Paulo, Fortaleza e Brasília, nesta ordem.
A cerimônia de sorteio dos grupos da Copa acontece nesta sexta-feira, às 14h (horário de Brasília). O casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert comandará o evento de uma hora e meia de duração no litoral baiano.
Confira como ficaram os potes do sorteio:
Pote 1: Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bélgica, Alemanha, Espanha e Suíça (8 seleções)
Pote 2: Nigéria, Camarões, Argélia, Costa do Marfim, Gana, Chile e Equador (7 seleções)
Pote 3: Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, México, Japão, Coreia do Sul, Irã, Austrália (8 seleções)
Pote 4: Itália, Holanda, França, Rússia, Bósnia, Portugal, Inglaterra, Grécia e Croácia (9 seleções)
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!