Vice-líder do Brasileiro, o Atlético-PR adiou o título do Cruzeiro com a vitória sobre o São Paulo e consolidou a melhor campanha de
um time originário da Série B nos pontos corridos. Pelo menos até agora. Não é uma exceção. As equipes oriundas da Segundona vivem o seu melhor Nacional.
Juntamente com a equipe paranaense, Vitória e Goiás, outros que chegaram este ano à elite, também têm bons desempenhos. A equipe goiana está em 5o, com 53 pontos, seguida pelo time baiano, com 51 pontos. A cinco rodadas do final, está consolidado que esses times ficarão na parte de cima da tabela.
Essas duas formações têm boas chances de atingir à Libertadores. Se pelo menos um deles arrumar a vaga, e o Atlético-PR confirmar sua classificação, haverá dois times originários da Segundona na principal competição continental.
Não houve nenhuma das dez edições anteriores dos pontos corridos em que times promovidos da Série B tenham ido tão longe na tabela, em conjunto. Antes, as fórmulas eram mais confusas, mas também não há registro de campanhas coletivas tão boas de equipes da Segundona. Houve, sim, casos de times que atingiram a zona do torneio sul-americano.
Até agora, a melhor campanha de um recém-promovido à elite ocorreu em 2006. Naquele campeonato, o Grêmio atingiu a terceira posição, e portanto a classificação à Libertadores. Isso também aconteceu com o Palmeiras, em 2004, quando o time acabou em quarto lugar e conquistou a sua vaga. Foram os dois casos de recém-promovidos da Série B que atingiram à competição continental nos pontos corridos.
Mas, em nenhum desses dois anos, os outros times promovidos também tiveram boas campanhas. Aliás, desde 2003, é quase uma regra que um dos que ascenderam à elite acaba retornando à Segundona logo em seguida. Isso aconteceu em nove dos dez anos, com a única exceção em 2004, quando apenas Palmeiras e Botafogo chegavam à elite.
Ressalte-se que isso pode ocorrer novamente visto que o Criciúma está na zona de rebaixamento. Se escapar da degola, o time catarinense garantirá mais um fato inédito para os times recém-promovidos à primeira divisão. Nunca, quando houve quatro times que subiram, todos permaneceram no ano seguinte.
De qualquer jeito, a ascensão das equipes que estavam na Série B ao topo da tabela confirma um campeonato com grandes viradas e surpresas de desempenho. Afinal, o Cruzeiro, campeão virtual, foi apenas nono no ano passado, e teve que reformar seu elenco para estar a poucos pontos do título.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!