Apenados do Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN) e do Presídio Feminino, dos regimes fechado e semiaberto, vão ter a chance de escrever uma
nova página em suas vidas, pelo menos 20 deles estão com essa esperança. É que os detentos se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na etapa designada para detentos de todo o Brasil.
A pedagoga e agente penitenciária Maria Audinete, que coordena os projetos educativos da penitenciária Mário Negócio, explicou que a unidade de Mossoró foi uma das que mais inscreveram apenados no Rio Grande do Norte, uma vez que em todo o Estado 75 apenados estão inscritos.
Com provas agendadas para os dias 3 e 4 de dezembro, o Enem é visto pelos detentos como a chance de reduzir a pena e buscar a reinserção na sociedade. O detento Samuel da Costa Lima, que conseguiu concluir o ensino médio na cadeia, encara o Enem como uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho através do estudo.
O major Humberto Pimenta, diretor do CPEAMN, destaca que desde o início do ano letivo, na escola que funciona dentro da unidade prisional, os alunos se preparam para a prova. "É uma chance que eles vão ter de poder entrar em uma universidade. Aqui na unidade, damos prioridade também aos projetos educacionais, que com certeza, terão resultados positivos", concluiu.
As provas serão aplicadas na própria escola da penitenciária e obedecerão rigorosamente as regras de segurança nacional.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!