Páginas

segunda-feira, novembro 04, 2013

Jogos da Copa do Mundo poderão gerar muitos feriados nacionais, estaduais e municipais

Segundo calendário divulgado pela FIFA, a Copa do Mundo será realizada no período de 12 de junho a 12 de julho de 2014. Foto: DivulgaçãoNo próximo ano o período compreendido entre os meses de junho e julho poderá surgir como um bônus de férias para milhares de
brasileiros. A Lei Geral da Copa, sancionada em junho do ano passado pela presidente Dilma, deixou aberta a possibilidade de a União declarar feriados nacionais nos dias em que houver jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2014. A mesma lei também tornou possível que estados e municípios estabeleçam feriados nos dias de partidas nas cidades-sede.

Segundo calendário divulgado pela FIFA, a Copa do Mundo será realizada no período de 12 de junho a 12 de julho de 2014. Se a medida for cumprida à risca pelo Governo do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Natal – que ainda não oficializaram a decisão – os natalenses terão apenas dois dias úteis em um período de 12 dias, levando em consideração que Natal só sediará os jogos na primeira fase da competição, limitada ao dia 24 de junho.

O argumento principal para justificar as folgas é garantir a mobilidade urbana nas cidades-sede, uma vez que o número dos veículos nas ruas e os problemas crônicos do trânsito irão diminuir. Se essa medida é fundamental para garantir as boas condições de realização do Mundial, para o comércio nem tanto. Empresários de Natal avaliam que o faturamento dos comerciantes irá diminuir, cenário péssimo para os trabalhos do setor.

“As autoridades do Brasil costumam tomar as decisões sem consultar ninguém e sem estabelecer aviso prévio, vindo a prejudicar todo mundo. Lamentavelmente teremos que encarar essa medida e pagar o preço disso. Porém, temos que discutir melhor essa situação com o setor e formular um plano de trabalho para os dias de feriado”, afirmou o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Derneval Sá.

Para Derneval, é imprescindível que haja um horário em que o comércio possa ser aberto. “Já estamos debatendo as possíveis ações a serem adotadas, mas iremos consultar o sindicato dos comerciantes e o Ministério do Trabalho para saber o que poderá ser feito. Precisamos adaptar os horários e as condições de trabalho nesse período, nem que seja através de escalas, para que a folha de pagamento não fique pesada”, disse.

Augusto Vaz, vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Natal), também aponta a necessidade da criação de um calendário especial para o comércio. “Precisamos negociar esse horário especial para o comércio para que não haja prejuízo. Ainda está cedo para entrarmos nessa discussão, mas é possível que haja essa adaptação. Os feriados são importantes para a realização do evento, mas os horários do comércio devem ser respeitados”, declarou.

Apesar de também defender o funcionamento do comércio durante os feriados da Copa do Mundo, Adelmo Freire, superintendente da Associação Comercial do RN, avalia que os comerciantes podem criar estratégias de antecipação ao Mundial. “Independente da Copa do Mundo ser realizada no Brasil ou não, o evento sempre provoca um movimento diferenciado no comércio. De quatro em quatro anos temos que nos adaptar a isso, pois o comportamento do consumidor muda naturalmente”, avaliou.

“Acredito que seja importante e viável a criação de estratégias para minimizar os prejuízos. As consequências que esses feriados trarão ainda não sabemos. Mas devemos lembrar que, antes da Copa do Mundo, passaremos pelo período de Natal, Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Namorados, datas que movimentam bastante comércio. O segmento de eletro-eletrônico, por exemplo, pode aproveitar as ações focadas na Copa e aumentar o número de vendas”, destacou Adelmo.



Calendário escolar é adaptado

O calendário escolar do ano letivo de 2014 referente à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de Natal foi adaptado pela Secretaria Municipal de Educação, em função das quatro partidas da Copa do Mundo na capital potiguar.

Os estudantes terão 200 dias letivos com o início das aulas agendado para o dia 4 de fevereiro de 2014 e seu término será no dia 30 de dezembro. Estão agendados dois períodos de férias nos meses de janeiro (15 a 29) e de 12 de junho a 13 de julho, data da Copa do Mundo de 2014. As adaptações dos calendários também deverão ser realizadas pela rede estadual de ensino e instituições da rede privada.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!