As autoridades do Irã confirmaram nesta segunda-feira (25) a liberação de cerca de US$ 8 bilhões em ativos de contas iranianas nos Estados Unidos que estavam congelados até
a véspera, após a assinatura do acordo nuclear com o Grupo 5+1 em Genebra.
"Liberaram cerca de US$ 8 bilhões de ativos nos Estados Unidos", confirmou à agência local Ilna o porta-voz do governo iraniano, Mohamad Baqer Nobajt.
Segundo Nobajt, os ativos já estão disponíveis para uso, mas o governo não deverá transformar todo o montante em moeda local.
O porta-voz celebrou o acordo alcançado na véspera com o G5+1 (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido mais Alemanha) e assegurou que o mesmo terá um efeito positivo na economia iraniana - "o primeiro passo a uma redução progressiva das sanções internacionais sobre a República Islâmica".
O acordo congela parcialmente o programa nuclear iraniano durante seis meses e, enquanto isso, as autoridades seguem negociando um acordo definitivo para pôr fim às inquietações da comunidade internacional sobre as ambições atômicas do Irã, incluindo a suposta intenção de desenvolver armas nucleares.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!