Inicia-se hoje a aplicação das provas que medirão rendimentos do ensino-aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino por todo o
estado do Rio Grande do Norte.
estado do Rio Grande do Norte.
As escolas da rede pública de ensino do município de Itaú RN, aplicaram na Escola José Porto de Queirós, hoje dia 12/11/2013 a ANA(Avaliação Nacional da Alfabetização) com estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática. A mesma avaliação será aplicada amanhã dia 13/11/2013 na Escola Senador Dinarte Mariz.
Na oportunidade foi aplicada nas respectivas datas mencionadas, a Prova Brasil 2013 para alunos do 5ª e 9ª ano do ensino fundamental. Durante o teste são apresentadas questões de língua portuguesa, priorizando-se a leitura, e também de matemática para que os alunos resolvam os problemas apresentados.
A Prova Brasil 2013 é uma referência em avaliação da qualidade de ensino no país, e que ajuda o Governo Federal a implementar as mudanças necessárias para melhoria do ensino nas escolas.
Neste contexto distinto, ainda será aplicada a Provinha Brasil, amanhã dia 13/11/2013, com crianças matriculada no 2º ano Ensino Fundamental. (português e matemática)
A avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo, permitindo aos professores e gestores educacionais avaliar o nível de alfabetização dos alunos/turma nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como, diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.
Assim posto, além de avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos respectivos níveis, vislumbramos promover uma melhoria significativa na melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Para a Secretária Municipal de Educação Maria Mirianete Brasil a partir das informações obtidas pelas avaliações evidenciadas, e principalmente a Provinha Brasil, proporcionam aosgestores e professores condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização, aumentando assim, as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
Concomitantemente, contribui para o governo implementar políticas públicas, vislumbrando as mudanças necessárias para melhoria do ensino nas escolas.
* Texto: Jozivânia Ferreira
Reprodução Cidade News Itaú via Márcio Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!