O presidente da CBF, José Maria Marin, oficializou nesta quinta-feira a criação de mais um torneio que
integrará o calendário anual do futebol brasileiro. A Copa Verde começa a ser disputada em fevereiro de 2014 e contará com a participação de 16 clubes das regiões Norte e Centro-Oeste do país, além de representante do Espírito Santo. O time vencedor garante uma vaga na Copa Sul-Americana do ano seguinte.
O lançamento da Copa Verde foi realizado no Rio de Janeiro, em cerimônia que reuniu dirigentes de 11 federações estaduais que terão times na nova competição. A criação do torneio foi oficializada em meio a protestos de jogadores que criticam o excesso de jogos previstos no calendário do futebol brasileiro.
Em pronunciamento ou entrevistas no evento, Marin não quis falar sobre os protestos, liderados pelo movimento Bom Senso FC. Entretanto, disse que a criação da Copa Verde "é mais um passo no rumo certo" que o futebol nacional tomou nos últimos anos. "A Copa do Nordeste [outro torneio regional promovido pela CBF] é um sucesso", disse Marin. "Quero dar o mesmo apoio aos clubes do Norte e Centro-Oeste que demos aos clubes do Nordeste, e alcançar o mesmo sucesso."
Segundo Marin, a Copa Verde cria um novo mercado para o futebol nacional e dá uma chance a jogadores de fora dos grandes centros do país para que eles apareçam. O presidente da CBF ratificou que o novo campeonato atende a um anseio de presidentes de federações de Estados com menos equipes na elite do futebol nacional.
Sobre esses anseios, o presidente da confederação destacou que a CBF está aberta a sugestões para a melhoria do futebol brasileiro. Aos cartolas presentes no evento, entretanto, ele fez uma ressalva enfática: "Quem não puder ajudar, não nos atrapalhe, especialmente porque o próximo ano é ano de Copa do Mundo", disse. "Nós não podemos perder tempo com propostas que não se preocupem com um futebol sadio."
A Copa Verde, ainda de acordo com Marin, cria uma chance para utilização de três estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014. A Arena Amazônia, de Manaus, a Arena Pantanal, de Cuiabá, e o Estádio Nacional Mané Garrincha, de Brasília, devem receber partidas do torneio. Os três já foram classificados como possíveis "elefantes brancos" por deputados e especialistas em gestão de arenas.
Confira os 16 times que disputarão a competição:
PARÁ
Paysandu
Paragominas
Remo
DISTRITO FEDERAL
Brasiliense
Brasilia
MATO GROSSO
Mixto
Cuiabá
AMAZONAS
Nacional
Princesa dos Solimões
ACRE
Plácido de Castro
MATO GROSSO DO SUL
Clube Esportivo Nova Esperança – CENE
ESPÍRITO SANTO
Ferroviária
TOCANTINS
Interporto
AMAPÁ
Santos
RONDÔNIA
Vilhena
RORAIMA
Náutico
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!