Páginas

sábado, novembro 16, 2013

Diretora e vice responsáveis por escola que desperdiçou merenda são afastadas

Prefeito Maurício Marques recebeu, inclusive, na escola Maria do Céu Fernandes, a certificação do Selo “Unicef Município Aprovado”. Foto: DivulgaçãoApós a revelação por este vespertino de que a Escola Municipal Maria do Céu Fernandes, em Parnamirim, desperdiçou mais de 900 quilos de alimentos não-perecíveis, a Prefeitura de
Parnamirim resolveu afastar dos cargos a diretora e vice-diretora da escola até que os fatos que levaram ao desperdício de alimento sejam devidamente apurados.

Através de nota oficial enviada à imprensa, o prefeito Maurício Marques esclareceu as providências que já foram adotadas para investigar o caso. Segundo ele, no dia 01 de novembro – dois dias após a recolhida dos alimentos na escola – a Prefeitura publicou Portaria designando uma comissão para “apurar os fatos que resultaram no descarte dos alimentos da Escola Municipal Maria do Céu Fernandes”.

Também de acordo com a nota, o Executivo Municipal de Parnamirim “determinou o afastamento da diretora e da vice-diretora da Escola Maria do Céu e abriu inquérito administrativo para que sejam apurados os fatos e os possíveis responsáveis”. A reportagem tentou escutar Maurício Marques sobre a decisão de afastar as gestoras da escola apenas agora, tendo em vista que a prefeitura já tinha conhecimento do caso desde o dia 30 de outubro. Através da assessoria de imprensa, o prefeito solicitou que o questionamento fosse direcionado à secretária de Educação do município, Vandilma Maria de Oliveira.

Reafirmando que o caso na Escola Maria do Céu foi uma situação “isolada”, Vandilma explicou que o afastamento foi necessário para que o processo de sindicância não viesse a sofrer nenhum tipo de interferência. “Eu e o prefeito Maurício Marques tomamos essa decisão ontem, mas a diretora da escola [Maria da Conceição] já estava afastada com atestado médico. Agora iremos informar a vice-diretora [Olganeyr Xavier] de que ambas estarão afastadas pelo período de trinta dias”, explicou.

Além das gestoras, também ficará afastada pelo mesmo período a coordenadora de Assistência ao Educando, responsável pelo acompanhamento da distribuição da merenda escolar no município.

“Além da sindicância, solicitei ao prefeito a criação de uma comissão para fazer visitas em todas as escolas, inclusive nas de educação infantil. A comissão ficará encarregada de fazer uma avaliação geral no sistema, desde a entrega ao recebimento da merenda, como também do condicionamento dos alimentos”, afirmou Vandilma. A comissão deverá apresentar um relatório em um prazo de 30 dias.

Consta ainda na nota que o prefeito Maurício Marques e a secretária Vandilma Oliveira lamentam profundamente o ocorrido, assegurando que o tamanho desperdício de merenda foi um fato isolado. “A gestão da escola foi omissa a partir do momento em que não conseguiu nos informar sobre a quantidade de comida que era necessária naquele período.

De qualquer forma, todos os problemas servem para amadurecimento, crescimento e melhorarmos cada vez mais a gestão. Tenho muito orgulho na Secretaria de Educação, pois temos o maior Ideb do RN, e não será um caso isolado desse que irá manchar nosso trabalho”, avaliou a secretária.

O JORNAL DE HOJE conversou nas primeiras horas de hoje com a vice-diretora da Escola Maria do Céu Fernandes, Olganeyr Xavier, quando ela ainda não havia sido informada do afastamento. Entretanto, tendo conhecimento da nota da Prefeitura de Parnamirim, ela alegou que não tem nada a temer. “Não fui culpada nessa situação. Inclusive avisei a diretora diversas vezes do problema. Talvez o meu erro nessa história tenha sido não tomar a atitude de alertar a Secretaria de Educação. Porém, se fizesse isso seria antiético”, disse. “Com certeza vou encontrar uma forma de me defender, pois não tenho culpa de nada”, afirmou.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!