As regiões do Seridó e Alto Oeste do Rio Grande do Norte registraram chuvas de granizo durante o fim de semana. As quedas de gelo
surpreenderam os moradores de cidades, uma vez que trata-se de um evento raro em terras potiguares.
As chuvas iniciaram no dia 1º e devem seguir até quarta-feira (6). Novembro é um mês que dificilmente acontece chuva no Estado, inclusive é o período em que alguns funcionários da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), entidade responsável pelos estudos metereológicos no RN, estão em período de férias. Além disso, 150 cidades estão em estado de calamidade público por conta da seca.
As chuvas estão acontecendo no Estado, devido a um Vórtice Ciclônico de Ar Superior, sistema essa que induz a formação de instabilidades sobre a região desde que esteja numa posição favorável. Elas chegam a medir até 100mm, que é a mesma dimensão do acúmulo médio dos meses de outubro, novembro e dezembro.
Taboleiro Grande
O Rio Grande do Norte não tem o hábito de ter chuvas de granizo, por isso, as casas não estão equipadas para esses acontecimentos. Em Tabuleiro Grande, cidade localizada a 128km de Mossoró, uma residência desmoronou neste domingo (3). A proprietária Vilma Alves não teve qualquer dano físico porque estava em um cômodo que não foi atingido. As chuvas deste domingo (3) em Taboleiro Grande chegaram a medida de 70mm, segundo informações do geógrafo Marcos Bessa.
Com mais intensidade, choveu granizo também em várias outras cidades da região. Em Riacho de Santana, por exemplo, após o evento, os moradores juntaram bolas pequenas de gelo com as mãos na rua.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!