Uma ação integrada realizada durante toda manhã desta terça-feira (5) resultou na apreensão de 50 animais na Estação de Transbordo (antigo Forno do Lixo)
do bairro de Cidade Nova, na zona Oeste de Natal. A remoção dos bichos, a maioria cavalos, jumentos e porcos, atende a uma recomendação do Ministério Público. O objetivo é impedir a atração de aves ao local, urubus principalmente, o que pode gerar riscos de acidente nos voos que ocorrem próximos à região.
Segundo a prefeitura, a orientação para a retirada dos bichos foi do promotor João Batista Machado Barbosa, da 41ª Promotoria de Justiça de Natal. As secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Guarda Municipal Ambiental, Companhia de Serviços Urbanos, Urbana e Polícia Rodoviária Federal participaram da remoção.
A prefeitura explica que os riscos não são exclusivamente de acidentes, mas também à saúde humana. “Estamos efetivamente minimizando os riscos de doenças. Muitos dos animais são vetores de zoonoses, como raiva e mormo. Outro fator agravante é que daqui geralmente são levados para abatedouros clandestinos, para posteriormente serem vendidos como produtos salubres, quando na verdade é uma carne altamente contaminada”, disse Leonardo Almeida, coordenador de fiscalização da Semurb.
Os animais apreendidos foram levados ao Curral Municipal, localizado no bairro das Quintas, onde receberão tratamento com alimentação e medicação. Os proprietários têm 72 horas para procurar a Semsur e solicitar a devolução. A retirada só será permitida com a apresentação de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Além disso, é cobrada uma taxa no valor de R$ 39,14.
Outras informações pelo telefone (84) 3232-8690, de segunda a sexta, das 8h às 14h.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!