No início da noite desta sexta-feira (18), ocorre o último eclipse lunar do ano. Entretanto, este será um eclipse penumbral, quando a Lua entra na sombra clara da Terra e ainda fica visível, mas com uma aparência menos "brilhante". O fenômeno começa às 18h50 (horário de Brasília), quando será imperceptível. Às 20h51, cerca de 2/3 do disco lunar estará imerso na penumbra e uma sombra poderá ser vista.
O eclipse lunar ocorre quando a Lua atravessa a região de sombra proporcionada pela Terra devido à obstrução dos raios de luz do Sol. Essa região de sombra é dividida em umbra (sombra escura) e penumbra (sombra clara).
Diferente de um eclipse total ou parcial da Lua, quando todo o disco ou parte dele atravessa a sombra escura, o penumbral é um eclipse que proporciona variações mais suaves no aspecto notável de nosso satélite.
Este eclipse penumbral terá a magnitude de 0.7649 e será visível a olho nu em boa parte do Brasil. Mas lembre-se que as condições atmosféricas interferem na visualização.
O pico do eclipse será entre 20h30 e 21h10. Segundo a Nasa (Agência Espacial Americana), um bom treino para perceber a penumbra é acompanhar quando a sombra começa a cobrir a Lua e quando ela sai - o que exige uma longa obervação, principalmente na parte Sul do satélite. A Lua deixa de transitar pela penumbra às 22h49.
Este eclipse é o 52º de uma série de 71 eclipses da série Soros 117: 8 penumbrais, 9 parciais, 24 totais, 7 parciais e 23 penumbrais. O próximo eclipse será solar híbrido em 3 de novembro de 2013. Já em 15 de abril de 2014 ocorre um eclipse total da Lua.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!