O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) incluiu o Corinthians na denúncia por uma briga de torcedores no último dia 13, contra o São Paulo, no Morumbi. Os dois clubes foram acusados no mesmo artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o 213, e podem perder até dez mandos de jogo por causa do embate.
O artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva fala em desordens em praça esportiva, invasão do campo e lançamento de objetos. Além dos dez mandos de campo, o time que incorrer nesses problemas pode receber multa de até R$ 100 mil.
No dia do jogo, o Tenente Camargo, da Polícia Militar, informou que o conflito começou após uma bomba atirada pela torcida do São Paulo. De acordo com a PM, um torcedor foi detido e dois policiais ficaram feridos.
O confronto entre torcedores do São Paulo e policiais militares foi usado pelo presidente do Corinthians, Mário Gobbi, para atacar o STJD. O mandatário alvinegro acusou o órgão de tentar aparecer em cima da imagem do clube e cobrou atitude enérgica contra o rival tricolor.
No entanto, um relatório feito pela PM alterou a versão inicial. O documento, ao qual o UOL Esporte teve acesso nesta semana, diz que os incidentes começaram após bombas atiradas pelas duas torcidas. O material foi até incluído na defesa do São Paulo.
O São Paulo também usou um vídeo em que um adepto do Corinthians atira um artefato na direção da torcida tricolor. As imagens não são conclusivas, porém – é impossível dizer, por exemplo, se o que ele joga é realmente uma bomba (veja o vídeo abaixo).
Na quinta-feira, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, disse que o documento da PM e o vídeo seriam analisados. Com base nessas evidências, ele incluiu o Corinthians na denúncia.
A denúncia já foi enviada à secretaria do STJD, mas o julgamento ainda não foi marcado. É possível que a Terceira Comissão Disciplinar avalie o caso ainda nesta semana.
A inclusão do Corinthians na denúncia sobre o clássico aumenta a maratona que o time alvinegro terá no STJD. Na quinta-feira, a equipe do Parque São Jorge foi absolvida da acusação de que torcedores teriam usado sinalizadores no confronto com o Luverdense, em Lucas do Rio Verde, válido pela Copa do Brasil.
Em primeira instância, o Corinthians havia perdido dois mandos de campo por causa do incidente. Nesta sexta, o clube voltará ao tribunal por causa de uma garrafa atirada contra o auxiliar de arbitragem Bruno Salgado Rizzo na derrota por 4 a 0 para a Portuguesa.
O Corinthians já havia perdido quatro mandos de campo no Campeonato Brasileiro por causa de uma briga de sua torcida contra adeptos do Vasco, em agosto, em Brasília.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!