O cenário em Taquarituba - a 320 quilômetros de São Paulo - é “como se fosse um quadro de pós-guerra, toda destruída”, observa o prefeito Miderson Zanello Milleo. “Nosso parque industrial, parque municipal, a rodoviária ficaram 100% destruídas. Estamos 100% sem comunicação, sem internet, telefone móvel”, informou o administrador municipal em entrevista à Rádio Bandeirantes.
“Foram 30 segundos devastadores para nosso município com consequências trágicas”, diz Milleo, relatando o tornado que atingiu a cidade na tarde de domingo. “Ele foi derrubando tudo. Veículos voando, estruturas metálicas, postes arrancados do chão, árvores. Algo que a gente vê geralmente em filme americano”.
As duas vítimas fatais de Taquarituba são um motorista de ônibus, de 54 anos, e um jovem de 21 anos, que estava na quadra esportiva da cidade quando o espaço foi atingido. Os dois corpos já foram liberados pelo IML (Instituto Médico Legal) de Avaré.
Segundo o prefeito, 150 moradias foram afetadas e parte da cidade ainda está sem energia. O serviço de água já foi reestabelecido. O principal problema é no setor produtivo da cidade. “O parque industrial não existe mais, vamos ter que refazê-lo. A atividade principal da cidade é agricultura. Produz feijão e grãos em geral: soja, trigo, café. É a área mais irrigada do estado de São Paulo. E ainda não temos o diagnóstico da área do campo”.
Uma conta foi aberta no Banco do Brasil para receber doações para o “SOS Taquarituba”: agência 2712-X, conta-corrente 95000-9.
Temporal
Taquarituba, no interior paulista - a 320 quilômetros da capital -, foi atingida por um tornado por volta das 15h30 de domingo. Antes, acreditava-se que a cidade havia sido atingida por um vendaval, que causou a morte de duas pessoas e feriu outras 64.
Segundo a meteorologista Laura Ferreira, da BandNews FM, pode-se verificar a passagem do tornado porque imagens mostram a nuvem em forma de funil tocando o chão, o que caracteriza o fenômeno natural.
Esta foi a primeira ocorrência de tornado este ano no país. A mais recente, até então, foi registrada no ano passado em Itu, também no interior de São Paulo. Assim como em Taquarituba, a área atingida foi um descampado, na área rural, deixando um rastro da sua passagem.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!