O Maracanã reabriu oficialmente em junho, mas voltou a viver incertezas. O MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) enviou à concessionária que administra a arena um ofício pedindo novos laudos técnicos de engenharia que assegurem seu funcionamento. O prazo de resposta é de 30 dias após o recebimento - que segundo o consócio, ocorreu no dia 21 de agosto. O órgão estadual e o consórcio divergem sobre a possibilidade de interdição.
"A concessionária vem dialogando com órgão para que todas a solicitações da promotoria sejam atendidas, inclusive no dia 6 de setembro enviou carta solicitando ao MP uma extensão do prazo de 30 dias para fazer todos os esclarecimentos. A concessionária esclarece que em todas as tratativas com o MP não foi informada sobre a possibilidade de fechamento do Maracanã", disse comunicado do Complexo Maracanã.
A CBF, que recebeu o ofício do MP e o repassou ao Complexo Maracanã, e a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) foram comunicadas sobre o problema e já pediram respostas da administradora da arena. A instituição estadual também confirmou que o estádio pode ser fechado, apesar da negativa do consórcio.
Os laudos dos engenheiros já haviam sido entregues pela Odebrecht, responsável pela reforma, antes da abertura do Maracanã. Porém, segundo a promotora de Justiça Glícia Pessanha Crispim, os modelos não atendem especificações técnicas da portaria 124/2009 e do decreto 6795/2009, ambos do Ministério do Esporte.
No documento, a promotora também informa a necessidade de elaboração de novos laudos após a reinauguração para os clubes, em julho, com mudança na divisão de torcidas e setores. O laudo do Ministério do Esporte tem questões como 'qual o número de câmeras de segurança em funcionamento', número de cadeiras, catracas e como é realizado o policiamento no dia das partidas.
O Complexo Maracanã Entretenimento S/A também declarou que recebeu o estádio do Governo Estadual com todos os documentos exigidos por lei. São eles laudos de segurança, de vistoria de engenharia, de prevenção e combate de incêndios e de condições sanitárias e de higiene.
Engenhão fechado
O Maracanã tem sido utilizado por Botafogo, Flamengo e Fluminense desde o fechamento do estádio Engenhão, em março, por problemas na cobertura. O clube das Laranjeiras fechou contrato por 35 anos, assim como o Alvinegro. O time da Gávea reformulou recentemente seu acordo, que vence ao final de 2013, e deseja mandar todos os jogos do Campeonato Brasileiro na arena.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!