quarta-feira, setembro 04, 2013

Incêndio atinge estufa de laboratório da UFMT e destrói pesquisas

Equipe dos bombeiros arrombou a porta e controlou incêndio. (Foto: Pedro Ribas/Arquivo pessoal)Um incêndio na manhã desta quarta-feira (4) destruiu parte de um laboratório da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na cidade de Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá. De acordo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio começou em uma estufa utilizada para trabalhos e pesquisas universitárias na área de engenharia florestal. Equipamentos, adubos, pesquisas e trabalhos foram totalmente destruídos. Não havia ninguém no local.

Pesquisas de universitários foram destruídas pelo incêndio. (Foto: Reprodução/TVCA Sinop)Pesquisas de universitários foram destruídas pelo incêndio.
(Foto: Reprodução/TVCA Sinop)
O incêndio começou por volta de 7h [horário de Mato Grosso] em um prédio de 750 m² do campus da UFMT que fica no Setor Industrial de Sinop. Ao G1, o sargento dos bombeiros que comandou a operação, Pedro Ribas, disse que o superaquecimento de uma máquina que faz a secagem de folhas possa ter causado o incêndio.
“O fogo se concentrou na estufa que faz a secagem de folhas dos trabalhos dos alunos. Acreditamos que houve uma combustão no local e o fogo se espalhou rapidamente por ter vários produtos inflamáveis e prateleiras de madeira”, contou ao G1. A unidade também abrigava sementes, plantas e tubos com produtos inflamáveis que eram utilizados nas pesquisas dos universitários.

Quatro bombeiros foram chamados por funcionários que chegam ao campus e perceberam o incêndio. “Fizemos o arrombamento da porta e o trabalho de apagar o foco e fazer o rescaldo na área. Todo material de pesquisa, plantas e produtos foi destruído pelas chamas. A estufa pode ter tido um aquecimento e pegou fogo sozinha”, completou o bombeiro.

Incêndio atingiu laboratório da UFMT em Sinop. (Foto: Pedro Ribas/Arquivo pessoal)

A direção da unidade ainda deve avaliar o prejuízo no local e fazer um levantamento. Conforme a UFMT, trabalhos de doutorado e mestrado foram totalmente perdidos. Uma perícia deve ser feita no laboratório para identificar e pontuar o que ocorreu.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!