Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu a região do Baluquistão, no oeste do Paquistão, nesta terça-feira (24), segundo o serviço geológico dos EUA (USGS). Pelo menos 30 pessoas morreram, segundo as autoridades locais.
"Contamos ao menos 33 mortos e 24 feridos", disse à agência France Presse o chefe de operações da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, Kamran Zia.
O USGS estimou inicialmente a magnitude do terremoto em 7,4, mas a elevou rapidamente a 7,8, antes de baixá-la a 7,7.
O tremor ocorreu às 16h29 locais (8h29 de Brasília), a uma profundidade de 15 quilômetros e a 69 quilômetros a norte-nordeste da cidade de Awaran, em uma região pouco povoada da província do Baluchistão.
Prédios tremeram em Nova Déli, capital da vizinha Índia, em decorrência do tremor. O abalo também foi sentido na cidade portuária paquistanesa de Karachi.
Outro tremor secundário, de magnitude 5,9, foi sentido minutos depois na mesma região, segundo o USGS.
O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, está em Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas. Segundo comunicado de sua assessoria enviado à AFP, ele apresentou suas condolências às famílias das vítimas e pediu que o exército não economize esforços em ajudar a população atingida.
Em abril, um tremor de magnitude 7,8 ocorrido no sudeste do Irã, perto da fronteira com o Baluquistão paquistanês, provocou a morte de 41 pessoas.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!