Páginas

terça-feira, setembro 24, 2013

Detran deve capacitar mototaxistas e motofretistas de Mossoró e região

O município de Mossoró recebe nesta semana uma equipe técnica da Controladoria Regional de Trânsito do Detran/RN que irá formar a primeira turma de mototaxista na cidade. Será capacitado cerca de 30 profissionais que utilizam a motocicleta como instrumento de trabalho neste primeiro momento.

A entidade treinou 15 agentes multiplicadores pertencentes aos quadros funcionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Trânsito de Mossoró, que vão atuar como instrutores parceiros na capacitação.

O coordenador pedagógico no estado do Curso para mototaxista e motofretista, Jacob Costa de Oliveira, disse que existe aproximadamente 2 mil profissionais distribuídos e a intenção é que todos passem pelo treinamento.

Jacob Costa acrescentou que é uma exigência do Contran que os mototaxistas e os motofretistas sejam habilitados com esse conhecimento e o curso para ambos tem a mesma carga horária, modificando apenas uma disciplina, que para um é direcionada para o transporte de pessoas e para o outro de cargas.

O Detran esclarece que a capacitação completa é de 30 horas, sendo 25 instruções teóricas e 5 práticas sendo que serão abordados as disciplinas de Ética e Cidadania na atividade profissional, Noções básicas de Legislação, Transporte de pessoas ou de cargas, além da Gestão de risco sobre duas rodas e Prática veicular individual específica de pessoas.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Transporte de Mossoró, localizada na Rua Jerônimo Rosado, 86, no Centro. Os interessados devem ter no mínimo de 21 anos, habilitação na categoria ‘A’ há pelo menos dois anos, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, não ter tido a CNH cassada em virtude de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

As exigências estão delimitadas na Resolução 410/2012 do Contran e atendem ao que determina a Lei Federal 12.009/2009, que regulamenta a profissão no País.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!