O Corinthians não convenceu no primeiro turno do Campeonato Brasileiro e está a dez pontos do líder Cruzeiro. Boa parte da instabilidade alvinegra passa pelo desempenho em casa. Com 19 pontos ganhos em 30 possíveis, o time atual tem o pior índice de aproveitamento no Pacaembu em toda a era Tite.
Até agora, o clube venceu cinco, empatou quatro (Botafogo, Portuguesa, São Paulo e Náutico) e perdeu uma (Atlético-MG). No total, ganhou 63,3% dos pontos que disputou, o que explica a quinta colocação que o time ocupa, com 30 pontos, distante do líder Cruzeiro.
Público não tem faltado. O Corinthians é o time que mais levou gente ao estádio nesse Brasileirão, com média de 29.089 pessoas por partida. Só que relação com a torcida tem sido turbulenta. A equipe chegou a ser vaiada mais de uma vez em dia de tropeços, com destaque especial para Alexandre Pato e Ibson. Depois da derrota contra o Atlético-MG, Tite chegou até a mostrar descontentamento com a postura das arquibancadas, que se repetiria rodadas depois.
O cenário é bem distinto daquele visto nos últimos anos, já que o Pacaembu tem sido uma força da equipe. Na conquista da Libertadores, por exemplo, o time garantiu 90,4% dos pontos disputados, só empatando uma vez, contra o Santos, no segundo jogo da semifinal.
Em outros títulos da era Tite, o índice em casa também foi positivo. No Paulista desse ano, o Corinthians levou 72,7% dos pontos, enquanto que no Brasileiro de 2011 o aproveitamento foi de 71,9%.
Desde que Tite voltou ao clube, em 2010, o Corinthians só teve desempenho parecido com o atual no Brasileiro do ano passado. Na ocasião, o time venceu 11, empatou seis e perdeu duas vezes, conquistando 68,4% dos pontos.
O desempenho, não por acaso, lhe rendeu poucas expectativas de título. Em 2012, às voltas com a preparação para o Mundial de Clubes, o time de Tite ficou apenas na sexta colocação. Neste ano, porém, a situação é diferente, e o Brasileiro é uma das metas do Corinthians, que viu o sonho do bi da Libertadores escapar no mata-mata com o Boca Juniors.
Até o fim do torneio, a situação pode ficar ainda pior. Por conta da briga entre organizadas de Corinthians e Vasco em Brasília, há duas semanas, o clube foi punido pelo STJD com dois jogos de portões fechados e outros dois apenas com a torcida visitante. A sanção está suspensa e será reavaliada pelo tribunal, mas o próprio clube admite que deve receber algum tipo de punição, o que pode afetar o desempenho do time no segundo turno.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!