Ao menos 42 pessoas perderam a vida nos últimos 10 dias em confrontos entre islamitas sunitas e rebeldes zaiditas xiitas no Iêmen, indicaram nesta segunda-feira (9) fontes tribais.
Partidários armados do líder tribal Hamid al-Ahmar, um líder do partido islamita sunita Al-Islah, e rebeldes zaiditas, um braço do xiismo, se enfrentam há dias na província de Amran, ao norte de Sanaa, informaram estas fontes.
Estes novos confrontos ocorreram poucos dias antes do fim do diálogo nacional lançado cinco meses após a renúncia, em fevereiro de 2012, do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, após meses de manifestações.
Os rebeldes zaiditas, que controlam uma parte do norte do Iêmen desde que se levantaram em 2004 contra o poder central de Sanaa, participam deste diálogo.
Os rebeldes zaiditas se rebelaram em 2004 contra o poder de Saleh, já que consideravam que estavam marginalizados nos planos político, social e religioso. Os combates com o exército deixaram milhares de mortos. Em fevereiro de 2010 uma trégua foi alcançada.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!