Segue em aberto até a próxima sexta-feira (23) o período de inscrições nos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Disponíveis no site do projeto desde o último dia 12, esta etapa de inscrições correspondentes ao período 2013.2 disponibiliza 3.531 vagas, em mais de vinte cursos.
Com duração que variam de dois meses a dois anos, as formações são distribuídas entre os níveis técnicos e de formação inicial continuada. Entre os mais curtos, tem o de auxiliar administrativo, com carga horária de 160h/curso. Já o de Técnico em Registro e Informações em saúde é um dos mais longos. Toda a lista de cursos também está disponível no site do Pronatec.
De acordo com a sub-coordenadora de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado, Suerda Nascimento, a procura nesta etapa tem sido satisfatória. Levando a estimativa de 10 mil inscritos após o encerramento do prazo. “A busca tem sido ótima.
Nos primeiros dias foram quase cinco mil inscrições”, revela.
Para a distribuição dos candidatos entre as vagas disponíveis, a seleção acontecerá através de um sorteio eletrônico. Realizado pelo próprio site. Com o resultado final sendo divulgado no dia 28 de agosto.
De acordo com Suerda Nascimento, quase todas as vagas estão preenchidas, alguns cursos ainda tem mais oportunidades que candidatos. Entretanto ela acredita que todos deverão ser preenchidos até o fim do período.
Para a realização do programa o recurso veio do Governo Federal. Os parceiros na formação são o Senac, o Senai, e a UFRN. Outro diferencial é que os cursos não estão concentrados na capital, mas distribuídos entre Santa Cruz, Parnamirim, Mossoró, Jucurutu, Itajá, Marcelino Vieira, Maxaranguape, Assú, Caicó, Macaíba e Natal.
Para participar o candidato deve ter no mínimo quinze anos. E estar cursando o ensino médio na rede estadual de ensino. Caso esteja prestes a concluir o nível fundamental também pode tentar uma vaga no programa.
Todo o material didático usado para o aprendizado dos estudantes é financiado pelo Governo Federal. Inclusive uma bolsa de formação, para auxiliar o jovem com alimentação e passagem durante o período que estiver cursando.
No último período de inscrições, no início do ano, mais de 12 mil vagas foram ofertadas pelo Pronatec. A procura, pelas oportunidades foi de um número superior a 15 mil candidatos. Após o fim dos cursos mais curtos, e com os demais em andamento, a sub-coordenadora vê que a participação dos jovens no projeto revela melhoras no comportamento dos estudantes. Principalmente no que diz respeito ao aprendizado em sala de aula, e às perspectivas adquiridas no decorrer do processo. “Existe uma melhora nos hábitos dos alunos em sala de aula. Ele é mais dedicado e presente. Tem mais atenção por parte deles durante este período” completou.
Suerda Nascimento ressalta que muitos destes estudantes são contratados pelas próprias instituições que presta o ensino, seja como bolsista ou funcionário. O empresariado também tem buscando esse profissional formado através do programa. “O mercado de trabalho tem absorvido esses alunos que concluem os cursos ofertados”, finalizou.
O formulário para a realização da inscrição está disponível através do site: http://www.pronatec.rn.gov.br/frm_inscricao_informacao.aspx. o candidato pode solicitar a sua matrícula até a sexta-feira (23).
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!