sexta-feira, agosto 09, 2013

Por água e saúde, agricultores fecham a BR 405 durante duas horas em Mossoró

Moradores da comunidade do Polo Jucurí zona rural de Mossoró interditaram desde ás 8h desta quinta- feira (08) a BR 405 na altura do Km 16 cobrando melhorias na qualidade de vida da comunidade.

Representantes do Conselho Fraterno que abrange o polo Jucuri juntamente com o Centro Feminista 8 de março, Sindicato da Lavoura e moradores das comunidades rurais cobram medidas emergentes em relação a politica de reforma agrária, melhorias na saúde, segurança e abastecimento de água.

De acordo o coordenador do Conselho Fraterno da Comunidade do Jucuri, Maurilio Santos a comunidade vem sofrendo com a falta de atenção por parte do poder na realização de serviços básicos para a população da zona rural.

“O Polo Jucuri vivencia uma realidade de descaso por parte do poder público local e estadual que faz os moradores saírem de suas casas e cobrar seus direitos” destaca.

Entre as reivindicações dos moradores do Polo Jucuri esta a realização da Estrada do Cajueiro na BR 437 que liga o estado do Rio Grande do Norte ao Ceará. As famílias que moram no entorno da estrada são obrigadas a trafegar em estradas de péssima qualidade ocasionando o agravamento de doenças e difíceis condições de circulação e escoamento da produção das famílias da agricultura familiar.

Outra dificuldade enfrentada pelos moradores é em relação ao serviço de distribuição de água. Segundo  Maurilio Santos o acesso a água no Jucuri vem de um poço na comunidade vizinha de Pedra Branca que atualmente não é suficiente nem para a própria comunidade de Pedra Branca. O poço abastece as comunidades de Jucuri, Pedra Branca e Independência.

“Durante sete anos a comunidade lutou pelo poço profundo do jucuri hoje o poço existe mas falta a distribuição esta com 6 meses que o poço foi perfurado mas a água ainda não esta sendo distribuída para os moradores" afirma.


O Polo Jucuri compreende as comunidades rurais de Pedra Branca, Independência, Vinght- um Rosado, PA Barreira Vermelha, PA Santa Rita, Bela Vista, Guarajá, São Cristóvão, São José, Cabelo de Nego, Recreio, Solidão e Cristais. As 10h30 os moradores liberaram a BR para o trafego de veículos

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!