Nos últimos dias, a população mossoroense tem sentido na pele, literalmente, as consequências das altas temperaturas registradas na cidade. É comum ouvir das pessoas que a sensação de calor aumentou, situação confirmada pelos meteorologistas.
"Até o mês de dezembro estaremos vivendo o período mais quente do ano, então a tendência é que as temperaturas aumentem ainda mais. No próximo dia 23 de setembro termina o inverno e começa a primavera, então a partir de agora os raios solares estarão mais perpendiculares, incidindo mais diretamente sobre o hemisfério sul", explica José Espínola, chefe do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Segundo o especialista, atualmente Mossoró vem registrando temperaturas entre 35° e 36 °C, das 14h às 15h, considerado o período mais quente do dia. "Já no horário da manhã, entre 5h e 6h, os termômetros registram entre 23° e 24°", diz Espínola.
Ele destaca que a temperatura tende a aumentar. "A partir do mês de outubro a expectativa é que no período mais quente do dia registremos 37°, 38°", relata José Espínola, acrescentando que o dia em que as temperaturas estarão mais altas será 8 de outubro. "Nessa data, ao meio-dia, você não encontrará uma sombra em um poste, devido à posição do sol", diz.
Alta temperatura exige cuidados especiais com a saúde
Especialistas dão algumas dicas para manter a saúde em dia durante o calor intenso.
É fundamental beber de seis a oito copos de água ao dia, principalmente para crianças e idosos e para evitar surtos de diarreia, tão comuns no calor.
Junto à boa hidratação deve haver uma dieta equilibrada, rica em água e pobre em gordura.
O prato arroz e feijão acompanhado com carne, frango ou peixe grelhado e uma salada é recomendado em dias quentes, pois tem uma boa oferta de fibras, vitaminas e minerais.
Cuidados com a pele
- A regra básica de evitar o sol entre 10h e 17h, vale ainda mais nestes dias de calor intenso. É fundamental também o uso de fotoprotetor com FPS acima de 20.
- Para pessoas com pele mais clara, os cuidados nesta época devem ser redobrados.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!