O Ministério da Justiça estará, nos próximos meses, de olhos bem abertos para tudo que acontece no Rio Grande do Norte. Não, isso não significa nada de negativo para o RN. Significa que o ministro José Eduardo Cardozo estará acompanhando de perto a implantação do programa federal Brasil Mais Seguro, que terá o grande desafio de reduzir os índices de criminalidade no Estado.
A promessa de acompanhamento foi feita no evento realizado na noite de hoje (23), no Centro Administrativo, em Natal, onde o ministro esteve ao lado de autoridades potiguares para assinar o convênio para a instalação de mais de 60 câmeras de videomonitoramento nos corredores comerciais em Natal.
“Não dá para passarmos mais um período aceitando os índices de criminalidade no Rio Grande do Norte”, afirmou o ministro, ressaltando que “vamos tratar esse plano a unha no RN”, voltando “aqui periodicamente para acompanhar esses índices e buscar a redução”. “Tenho certeza que teremos mais acertos do que erros”, afirmou.
Segundo Cardozo, a intenção do Brasil Mais Seguro é fazer uma parceria para a gestão da segurança pública, trocando informações entre os governos Federal e Estadual. O programa, que já foi implantado em Alagoas, conseguiu reduzir os índices de criminalidade do Estado por meio da priorização de ações.
“Priorizamos os mandados de prisão dos acusados de assassinato”, contou ele uma das medidas que ajudaram a reduzir os números referentes a homicídio. “Melhoramos o trabalho de perícia”, citou o ministro outro exemplo. “Com isso e a integração de ações, conseguimos que 80% dos homicídios recentes tenham autoria conhecida”, revelou, acrescentando que, por meio da parceria com o Ministério Público do Estado e o Tribunal de Justiça, ainda, foi possível acelerar o julgamento por juri popular dos acusados.
A soma dessas ações citadas pelo ministro José Eduardo Cardozo foi a redução considerável da criminalidade, o que ele espera que seja feita também no Rio Grande do Norte. “Nos estados que estamos aplicando esse programa, tivemos reduções consideráveis. Em Alagoas, particulamente, não só tivemos uma suspensão do crescimento dos homicídios, como eles também reduziram em 20%. E é esse modelo que estamos trazendo para o RN. Não tenha dúvida que dentro de algum tempo nos vamos começar a sentir a diferença”, afirmou.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!