O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou na terça-feira a cidade de Manaus, uma das sedes mais quentes da Copa do Mundo de 2014. Na quarta-feira, já no Rio de Janeiro, ele confirmou que as partidas do Mundial do ano que vem poderão ser paralisadas por árbitros caso sejam realizadas em dias de muito calor.
Segundo Valcke, o regulamento da Copa já permite que as partidas sejam interrompidas caso o árbitro considere necessário. Afirmou ainda que o corpo médico da Fifa vai monitorar as condições meteorológicas em que acontecerá cada jogo para orientar sobre a necessidade das paradas técnicas para hidratação de jogadores.
"O árbitro terá a possibilidade interromper duas ou três vezes cada jogo. Quem se opor a isso é um irresponsável", disse o secretário-geral da Fifa. "O mais importante é saúde dos jogadores."
Valcke, entretanto, descartou qualquer possibilidade de alterar a tabela da Copa do Mundo por causa de questões climáticas. Apesar de sindicatos de jogadores já terem demonstrado preocupação com o horário das partidas e o calor nas cidades-sede, ele disse que jogos de futebol já foram realizados em climas muito menos favoráveis do que o do Brasil.
"Já foram jogadas partidas em cidades que fazem muito mais calor do que em Manaus", afirmou ele. "A decisão sobre a tabela não foi tomada por mim, sozinho. Foram consultados peritos, médicos, etc."
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!