O programa “Fantástico” da Rede Globo exibiu na noite de ontem (07) uma entrevista com o jornalista Glenn Greenwald na qual ele afirma veementemente que o Brasil é alvo de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA).
Os documentos que endossam a afirmação de Glenn foram enviados pelo ex-técnico da agência de segurança nacional dos Estados Unidos, Edward Snowden, “Ele estava sendo treinado para saber como invadir os sistemas do outros países. E também ele está cuidando do sistema americano. Ele foi autorizado para saber muitas coisas que o governo está fazendo”, relata o jornalista.
Durante a entrevista concedida à repórter Sonia Bridi, o americano que reside no Rio de Janeiro há oito anos, diz que o Brasil é um dos países com maior número de informações (por telefone ou internet) espionadas do mundo, com quase 2,3 bilhões de interceptações.
Gleen explica que as interceptações não são necessariamente para “descobrir o que um brasileiro conversa com outro”, mas, para saber o que uma “pessoa na China fala com outro do Irã”, por exemplo. De acordo com Snowden, países como China e Irã possuem uma “segurança digital” muito avançada, sendo dificilmente invadidas, portanto, “os EUA mapeiam as rotas dessa mensagens e espionam em países mais vulneráveis, como o Brasil”.
O Brasil, com extensas redes públicas e privadas digitalizadas, operadas por grandes companhias de telecomunicações e de internet, aparece destacado em mapas da agência americana como alvo prioritário no tráfego de telefonia e dados (origem e destino), ao lado de nações como China, Rússia, Irã e Paquistão.
Após a revelar o sistema internacional de espionagem, Snowden viajou por vários países a espera de asilo político, no qual enviou pedido a mais de 20 nações, inclusive o Brasil (que recusou o pedido). O ex-técnico da agência de segurança ficou cerca de uma semana na área internacional do aeroporto de Moscou. O presidente da Bolívia, Evo Morales, acenou positivamente para Edward.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!