O pedido de exoneração dos cargos públicos no Hospital Walfredo Gurgel, feito por quatro dos cinco cardiologistas da UTI Cardiológica da unidade, foi acatado pela secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). A informação foi confirmada por um dos médios, o cardiologista George Paulo Cobe Fonseca.
“O pedido foi formalizado e está com a assessoria jurídica da Sesap, esperando só a conclusão do processo. A exoneração é um direito do servidor e o secretário Luiz Roberto Fonseca disse que não iria colocar obstáculos ao pedido”, disse o médico.
George Fonseca afirmou que os cardiologistas vão continuar cumprindo a escala de plantão até sair o ato de exoneração no Diário Oficial do Estado. “A escala será cumprida até o dia 31 de julho”, disse.
Além das más condições de trabalho, o grupo de médicos reclamou da falta de medicamentos, insumos e de equipamentos na UTI cardiológica do HWG.
A aquisição de um aparelho portátil de raio x e outro de ecocardiograma são reivindicações do corpo médico. Sem os equipamentos, os pacientes infartados ou que precisam de cirurgia, têm de ser levados a outra sala do pronto-socorro e encaminhados ao Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em Petrópolis, para a realização do eco.
O médico intensivista e ex-diretor do HWG, Sebastião Paulino, lamentou o “desmonte” do hospital. Segundo ele, caso não sejam contratados novos médicos até o final do mês, a partir de agosto o setor de cardiologia do HWG, criado em 2001 enquanto era o gestor da unidade, será desativado.
A TRIBUNA DO NORTE tentou sem sucesso contato com o secretário de saúde Luiz Roberto Fonseca, que não atendeu e nem retornou as ligações, tampouco a diretora-geral do HWG, Fátima Pereira. O secretário teria afirmado em entrevista a TV Ponta Negra, na última sexta-feira, dia 12, sobre a possibilidade de transferir o serviço de cardiologia para o Hospital Universitário Onofre Lopes. A direção do HUOL foi procurada, mas segundo a secretária do diretor geral, Ricardo Lagreca, a direção estava em reunião e não poderia atender à reportagem.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!