Uma operação conjunta dos Procons municipal e estadual fechou no fim da manhã desta terça-feira (2) a loja da C & A do shopping Midway Mall, na zona Leste de Natal. O coordenador geral do Procon do Rio Grande do Norte, Araken Farias, explica que o fechamento ocorreu às 12h após o órgão apurar a denúncia de uma consumidora de que a loja estaria etiquetando produtos com dois preços diferentes. No caso, um valor para quem paga com cartão C & A e outro para quem escolhe outras formas de pagamento. O estabelecimento foi reaberto às 15h depois que os preços das etiquetas foram equiparados.
Ao G1, a empresa respondeu que os descontos oferecidos para clientes do cartão estão dentro da legalidade. "A C&A esclarece que a promoção de descontos para portadores do cartão C&A segue rigorosamente a legislação e que a adesão do cliente é voluntária. A empresa está à disposição do PROCON para apresentar os procedimentos utilizados para a precificação das peças de suas lojas”, diz a nota enviada pela assessoria de comunicação da empresa.
De acordo com Araken Farias, o uso de dois preços na etiqueta se caracteriza como prática abusiva. "Uma peça de R$ 49 em promoção saíra por R$ 27,90 para usuários do cartão da loja e por R$ 32,90 para quem pagasse à vista ou com qualquer outro cartão de crédito. Os preços não podem ser diferenciados. As pessoas são induzidas a comprar o cartão para pagar menos", afirma.
A assessoria de comunicação da C&A esclarece que o cartão da empresa é adquirido dentro das lojas e que a adesão é opcional para os clientes.
O coordenador geral do Procon/RN informou que a consumidora responsável pela denúncia já foi ressarcida pela loja. "A consumidora tinha pago uma diferença de R$ 15 e recebeu o ressarcimento em dobro", informa Araken Farias. O Procon/RN promete voltar à loja do Midway Mall e aos outros estabelecimentos da empresa em Natal para saber se a correção dos preços será mantida. "Vamos às lojas novamente nesta quarta-feira (3)", conclui.
Reprodução Cidade News Itaú
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