O estudante Gilberto Pereira Praxedes, de 16 anos, natural de Conceição, no Sertão do Estado faleceu nessa quarta-feira (24), vítima de meningite bacteriana.
O adolescente sentiu-se mal e foi levado ao hospital da cidade no último dia 18 de julho, porém, foi medicado e liberado. No dia seguinte o quadro do estudante piorou, e ele retornou ao hospital Caçula Leite, onde ficou internado.
Com o quadro clínico ainda mais grave, Gilberto foi transferido para Campina Grande, mas não resistiu e foi a óbito.
O corpo do estudante foi sepultado em Conceição na manhã desta quinta-feira (25). Este foi o primeiro caso de menigite registrado na cidade sertaneja este ano
Aviso
A Secretaria de Saúde informou que as pessoas que tiveram contato com o jovem não serão submetidas aos processos de quimioprofilaxia porque não se trata do tipo da doença meningocócica.
O que é menigite?
Meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central; por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.
Sintomas
Os mais comuns de meningite são dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas inespecíficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolência. A presença de uma erupção cutânea pode indicar um caso particular de meningite; a causada por bactérias do tipo meningococos.
Reprodução Cidade News Itaú via Diário do Sertão/É Sertão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!