terça-feira, julho 09, 2013

Pequenos produtores recebem incentivos do Governo para recuperar rebanho

O Governo do RN está dando continuidade ao Programa de Forragem para a recuperação dos rebanhos potiguares afetados pela estiagem, e investindo R$ 4 milhões na aquisição de 69.808 quilos de torta de caroço de algodão, uma espécie de ração concentrada destinada aos animais.

Nesta segunda etapa de distribuição, receberão a torta os 144 municípios do RN em situação de emergência. Desde a última quarta-feira (3), a Emater está abastecendo os postos de distribuição das cidades. Os primeiros a receber foram os municípios das regiões Oeste e Central, como Mossoró, Angicos e Assú, seguidas pela região do Seridó e Agreste.

A região do Trairi será abastecida amanhã (9), dia em que se encerra o calendário de distribuição. A entrega aos criadores das regiões que já receberam as sacas de torta começou a ser feita ontem e segue durante os próximos 3 meses, totalizando um período de 4 meses, em que o produtor poderá contar com o subsídio estadual para alimentar o rebanho.

A quantidade recebida por cada criador está de acordo com sua produção leiteira; ele deve estar cadastrado no sistema da Emater e dentro do Programa do Leite. A partir disso ele será classificado em três níveis: o primeiro inclui os que produzem até 130 litros de leite por dia; o segundo, os que produzem até 500 litros/dia e; o terceiro, até 1 mil litros/dia. A cada meta mensal estipulada, o produtor irá receber um saco de torta de algodão de 50 quilos.Ao todo, serão beneficiados 674 produtores rurais, sendo todos eles pessoas físicas, ou seja, fornecedores individuais.

A primeira etapa de distribuição começou em outubro do ano passado, com uma duração de aproximadamente 6 meses, e teve o objetivo de entregar 7.878 toneladas de volumoso a 3.200 pequenos produtores do Rio Grande do Norte, em 18 postos de distribuição espalhados pelo Rio Grande do Norte.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!