Páginas

sexta-feira, julho 19, 2013

II Conferência Municipal de Cultura tem inicio nesta sexta em Itaú-RN

Teve inicio pouco mais das 8h da manhã desta sexta-feira (18) a II Conferência Municipal de Cultura do Município de Itaú-RN com o tema “Uma política de Estado para a cultura: desafios do sistema municipal de cultura”, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, em seguida o Prefeito Municipal Ciro Bezerra (DEM) fez seu pronunciamento destacando a importância da cultura de um Município, em especial o município de Itaú-RN que já vem investindo na cultura durante sua gestão.



O Prefeito ainda falou que o Município foi implantado no Sistema Nacional de Cultura, onde o a cidade de Itaú terá sua própria secretaria de cultura, podendo assim, ter uma organização voltada para a cultura. "Esse sistema funciona como a certidão de nascimento sendo o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania", disse.



A secretária de Educação Mirianete Brasil, ficou a cargo que passar aos participantes as orientações da conferência, além de agradecer aos presentes por acreditar na cultura Municipal.

O conferencista e Coordenador de Cultura do Município fez a leitura do regimento, solicitando a sugestão dos participantes casos quisessem acrescentar algo ao documento.

O Primeiro palestra foi o Pe. Chagas, da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, que iniciou dizendo-se que estava co medo, pois se fosse uma Missa estaria mais tranquilo, mas isso foi apenas para desparecer os participantes. Com um vasto currículo o Vigário começou falando sobre cidadania e direitos culturais, citando exemplos simples, intitulados de cultura que acabam prejudicando, ou excluindo a vida de um povo, como a forma de pensar, agir, articular, criar, entre outros.

O conferencista destacou as discriminações culturais, pela má formação do ser, que julgam os grupos culturais, as religiões, etc. onde os bonitos e bem arrumados são bem visto por uma sociedade que se diz inculturada.

Pe. Chagas lembrou também o perigo da cultura do facebook, que pode causar até uma guerra mundial. Lei, não existe, em que o desrespeito é constante.

A qualquer momento mais informações


Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!