Páginas

quarta-feira, julho 24, 2013

Hospital Walfredo Gurgel atende cerca de 500 vítimas de acidentes de trânsito por mês

Na manhã de hoje, veículo capotou, na avenida Lima e Silva, nas proximidades do estádio Arena das Dunas. Foto: José AldenirEm seu último dia de programação, a I Semana de Prevenção de Acidentes e Educação no Trânsito já pode ser considerada um avanço positivo no que diz respeito à criação de uma campanha de controle e discussão dos acidentes automobilísticos, que afetam diretamente a saúde pública do Estado.

O evento, que teve início na última segunda-feira (22), foi idealizado pela direção do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), que baseada nas estatísticas de atendimentos a vítimas de acidentes graves achou importante se criar um espaço de discussão aprofundada do problema. Para a coordenadora do Núcleo de Educação do HMWG, Luzicínia Costa, a semana de palestras representa uma importante iniciativa que deverá desencadear ações de educação no trânsito em diversas frentes.

“Contamos com a participação de parceiros importantes como o Detran, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria Estadual de Mobilidade Urbana, a Iniciativa Paz No Trânsito, o Samu Natal, entre outros órgãos que atuam diretamente no trânsito da cidade. A expectativa é que ações como esta se propaguem e possam de alguma forma refletir na educação dos motoristas e na diminuição do número de acidentes de trânsito”, declara Luzicínia.

Ela destaca que apenas no primeiro trimestre de 2013, 1.502 vítimas de acidentes automobilísticos foram atendidas no Pronto Socorro Clóvis Sarinho, sendo 2/3 desse contingente de condutores de motos. Isto dá uma média de aproximadamente 500 vítimas do trânsito atendidas por mês. Apesar de os números terem recuado com relação ao ano passado, a parcela de feridos ainda é preocupante.

Para o ortopedista do HMWG, Julimar Nogueira, que proferiu palestra na manhã de hoje, o problema dos acidentes passa por um cenário de mobilidade urbana precária, má educação dos condutores e leis que não punem os infratores de forma adequada. Ele apresentou dados da Organização Mundial de Saúde apontando que 1,3 milhões de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito. “Só no RN, foram registrados no ano passado mais de 7.700 acidentes automobilísticos, o que dá uma média aproximada de 0,8 acidente por hora. É um dado preocupante de uma realidade que precisa ser controlada”, explica Julimar.

A I Semana de Prevenção de Acidentes e Educação no Trânsito encerra hoje à tarde com a apresentação das palestras “Educação no Trânsito do Ponto de Vista do Detran”, às 15h, com o pedagogo do departamento, Jacob Costa de Oliveira, e “Relato de uma Famíla”, que será proferida pelos fundadores da Iniciativa Paz No Trânsito”, Andrea Almoedo e Marcelo de Souza Moura.

O evento reuniu representantes de instituições da área de trânsito e associações de motoqueiros, pacientes, acompanhantes e profissionais da área médica. Nos três dias de programação, o público pôde conferir temas diversos como estatísticas e análises sobre os acidentes de trânsito no Brasil e no RN e as vítimas atendidas, a visão de diferentes especialidades médicas a respeito das consequências físicas e sociais dos acidentados, além de informações sobre campanhas e legislação de trânsito vigente.

Carro capota ao lado da Arena das Dunas

Por volta das 10h30 da manhã de hoje, um acidente envolvendo dois veículos deixou o tráfego lento na avenida Lima e Silva, que liga a avenida Prudente de Morais à avenida Senador Salgado Filho, próximo ao entorno do estádio Arena das Dunas, no bairro de Lagoa Nova,  zona Sul de Natal. O acidente é mais uma prova do número exagerado de acidentes no Estado.

Segundo informações cedidas pelo Cabo Maurent, da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), o acidente foi causado pela desatenção de uma senhora que dirigia um veículo de modelo Honda Fit branco. “O sinal da avenida Lima e Silva é sempre livre para quem quer entrar na avenida Romualdo Galvão, vindo no sentido Salgado Filho/Prudente de Morais. A proprietária do Honda Fit se confundiu e achou que o sinal estava verde para seguir em frente, quando foi atingida por um Ford Focus que descia em direção à Arena das Dunas, para pegar a BR”, explica o policial.

Com o impacto, o carro que avançou indevidamente o sinal foi lançado à frente, pegando de raspão em uma árvore, o que causou o capotamento do veículo, interrompendo parcialmente o trânsito na pista contrária.

Ainda de acordo com os policiais, felizmente ninguém se feriu no incidente. Pouco tempo depois, os carros envolvidos foram rebocados e a situação foi normalizada. Os envolvidos preferiram não dar entrevistas.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!