A falta de uma boa estrutura urbana na capital potiguar foi revista na manhã desta quarta-feira (3) com as chuvas que voltaram a cair e perturbar o fluxo de carros e pessoas na cidade. Excessos pluviométricos em diversas áreas das quatro zonas de Natal deixaram o dia preguiçoso e cinzento, características também visíveis nos serviços ofertados à população. Desde ontem que casos de alagamento, transbordamento de lagoas, inundação de casas e desabamentos são registrados junto ao setor de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.
De acordo com o Cabo Jeoás Santos, que coordena parte da equipe de urgência da Defesa Civil, as atividades continuam intensas. “Estamos com duas equipes disponíveis 24 horas à população que precisa de ajuda nesses momentos. Ontem, por exemplo, passamos o dia inteiro tentando convencer uma família que mora na Comunidade do Jacó a deixar o seu espaço que está em risco iminente de desabamento. Graças a Deus, no final do dia, conseguimos deslocar a família para a casa de parentes até que a situação seja solucionada”, contou o agente.
A Comunidade, localizada entre a Ribeira e as Rocas, representa uma das situações de risco quando a cidade recebe intensos períodos de chuva. Segundo registros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), há em Natal mais de 70 pontos preocupantes. Hoje, os maiores problemas foram identificados na zona Norte, no conjunto Nova República, com diversos casos de alagamentos, além do transbordamento das lagoas do Preá e da Cidade da Esperança. As avenidas Bernardo Vieira, Moema Tinôco e Três Américas amanheceram debaixo d’água.
“Mesmo com tantos trabalhos, estamos agindo de forma intensa, imediata e bem articulada com outros órgãos da administração municipal, como a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e a Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi). Estamos nos aliando a todo o momento para fazer os atendimentos e manutenções necessárias”, avaliou o Cabo Jeoás.
Segundo previsões da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a chuva que vem caindo desde ontem na capital potiguar deverá continuar nos próximos dias. A previsão do tempo aponta chuvas para a cidade durante a tarde e noite, em um volume de 70 mm. Para a Defesa Civil, o mais importante é reforçar que nos casos registrados não ocorrem riscos à vida da população.
“Ainda não temos um registro geral de quantos atendimentos foram feitos nesses dois dias, mas é importante ressaltar que não tivemos nenhum caso que tenha colocado em risco a vida de alguém”, disse.
Cratera na avenida João Medeiros Filho é fechada pelo DER
Na manhã de hoje, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN) estava trabalhando para fechar uma cratera na avenida João Medeiros Filho, zona Norte de Natal, que foi aberta no último sábado (29), chegando a ocupar as duas faixas da via. Segundo João Mendonça, engenheiro do 5º Distrito de Obras do órgão, o problema foi causado pela infiltração da água da chuva dos últimos dias, que cavou o solo por baixo até que o asfalto não aguentasse mais.
“Estamos apenas colocando terra para tapar o buraco até que possamos trabalhar melhor. Não temos condições de asfaltar em dias de chuva, por isso o único jeito é esperar até podermos trabalhar aqui de fato”, explicou João Mendonça. A cratera cedeu com aproximadamente 1,5m de profundidade e 4m de largura.
Cratera em frente ao Midway Mall continua prejudicando fluxo dos veículos
Quem precisa passar em frente ao shopping Midway Mall, sentido zona Sul de Natal, enfrenta congestionamento fora do comum ocasionado pela abertura de uma cratera. O asfalto cedeu na manhã de ontem, enquanto Natal recebia uma das maiores chuvas do ano. Uma equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande (Caern) foi acionada para ir ao local, mas, segundo informações da assessoria do órgão, ao escavar a área para avaliar o motivo, foi verificado que o problema tinha sido gerado pelo entupimento de uma galeria de drenagem, de responsabilidade da Prefeitura de Natal.
A reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), mas o secretário responsável pela pasta, Tomaz Neto, não atendeu às ligações. Enquanto o problema não é solucionado, é recomendado que os motoristas procurem uma via alternativa.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!