A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) reduzirá o limite máximo de velocidade nas passagens de nível de Natal. A medida de segurança vem sendo estudada em virtude dos últimos acidentes envolvendo trens nos cruzamentos da linha férrea com as ruas a capital potiguar. Atualmente os maquinistas não devem ultrapassar os 20 quilômetros por hora nas passagens de nível.
A equipe da companhia está analisando o desempenho dos trens com velocidades reduzidas. "É importante que haja equação entre segurança e pontualidade", ressalta o coordenador de comunicação e marketing da CBTU, Rafael Albuquerque. Já foi testada a velocidade de 10 quilômetros por hora nas passagens de nível, porém os veículos atrasaram. Novos testes serão feitos nas próximas semanas. "Isso ajuda na prevenção de acidentes. Além disso vamos manter as campanhas educativas que mantemos em escolas e rádios", explica Rafael Albuquerque.
No mês de julho foram dois acidentes. O primeiro, no dia 10, envolveu um ônibus na linha férrea que cruza a avenida Bernardo Vieira. A colisão que matou um adolescente de 14 anos e deixou dezenas de pessoas feridas. Imagens registradas pelo sistema de câmeras da Prefeitura de Natal mostram o ônibus passando pelo corredor exclusivo e avançando sobre a passagem de nível enquanto os outros veículos pararam. O sinal estava verde na hora que o ônibus passou. O motorista ainda tentou desviar para a direita, mas o veículo acabou atingido na lateral pelo trem e tombou do outro lado da linha férrea.
No dia 23 um caminhão invadiu uma casa ao bater em um trem na linha férrea que cruza a avenida Miguel Castro. O morador da casa chegou a ser atingido por tijolos e pedaços de madeira, mas não se feriu. O motorista do caminhão e seu auxiliar também saíram ilesos da colisão. De acordo com o oficial de operações do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o acidente aconteceu na altura do bairro Bom Pastor.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!