A Caixa Econômica Federal (CEF) já creditou R$ 89 milhões na conta dos trabalhadores do Rio Grande do Norte com direito ao benefício do Programa de Integração Social (PIS). O abono salarial referente a 2013-2014, concedido a trabalhadores que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.356,00), começou a ser pago no último dia 23 para trabalhadores que têm conta corrente ou poupança na Caixa.
Segundo o banco, empresas conveniadas ao Caixa PIS-Empresa creditam o benefício diretamente na folha de pagamento dos meses de julho ou agosto. Os demais beneficiários poderão sacar os abonos e rendimentos do PIS a partir de 13 de agosto, conforme calendário de pagamento, ordenado pelo mês de nascimento do trabalhador. Os benefícios ficarão disponíveis até 30 de junho de 2014.
O saque, a partir de 13 de agosto de acordo com calendário de pagamento, poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e a senha, nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui ou nas agências do banco.
O gerente da Caixa em Mossoró, Aldemir Sousa, atentou que apenas os trabalhadores com direito ao benefício e que não tenham conta na Caixa ou Cartão do Cidadão devem procurar uma agência do banco.
Têm direito ao abono de um salário mínimo os trabalhadores cadastrados no PIS até 2008 (cinco anos de cadastramento) e que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2012, com carteira de trabalho assinada por empresa. Além disso, é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e os dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2012 devem estar corretos.
Aldemir relatou que pessoas aposentadas e que nunca assinaram a carteira de trabalho estão indo ao banco na tentativa de receber o PIS por puro desconhecimento dos critérios. “O trabalhador que tiver o número do PIS deve se certificar se tem direito ao benefício antes de ir ao banco através do número 0800-726-0101”, orientou o gerente.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!