A cidade de Japi vem sofrendo com a criminalidade que tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Na madrugada desta sexta-feira (21) a população foi surpreendida por marginais que atearam fogo na Escola Municipal José da Costa Medeiros. A secretaria da escola ficou praticamente destruída. Material de expediente, livros do programa Mais Educação, documentos referentes à prestação de contas da escola, uma geladeira e um freezer usados para acondicionar itens da merenda escolar foram danificados pelas chamas.
Segundo informações da diretora da escola, Maria Dalvanice de Medeiros, populares acordaram na madrugada assustados com a fumaça que saia do local e conseguiram controlar o fogo evitando que se alastrasse para outras salas. Ainda não foi divulgado o prejuízo total provocado pelo vandalismo, já que ainda está sendo feito o levantamento do material consumido pelo fogo. Os criminosos levaram apenas alguns quilos de carne que seria usada na merenda dos alunos.
“Estamos vivendo totalmente inseguros, porque não há policiais suficientes na cidade para sequer fazer uma ronda à noite”, relatou a servidora administrativa da escola, Rosângela Medeiros.
Esta é a segunda vez que a escola é atacada por vândalos. A primeira ocorreu no ano passado e na ocasião danificaram computadores, levaram notebooks, kits multimídia e também atearam fogo na sala onde funcionava o telecentro da unidade escolar.
Nesta sexta-feira (21) seria o encerramento das atividades referentes ao primeiro semestre antes do recesso escolar. As aulas deverão retornar apenas no dia 1º de julho. A Escola Municipal José da Costa Medeiros em Japi, atende a 375 alunos do pré ao nono ano do Ensino Fundamental.
Reprodução Cidade News Itaú via Eduardo Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!