O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o município e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o apoio da Escola Estadual Padre José de Anchieta (EEPJA), está oferecendo juntos 12 cursos com o objetivo de capacitar e profissionalizar jovens e adultos no município.
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em 2012, a Prefeitura de Serra do Mel, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, da Habitação e Assistência Social, fez adesão ao programa.
No último dia 27, às 19h, na Câmara Municipal de Serra do Mel, foi realizada a aula inaugural dos cursos de Agente de Merenda Escolar, Assistente Administrativo e Auxiliar de Cozinha. A abertura da solenidade foi feita pela secretária municipal do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Edivânia Jácome. À mesa estiveram presentes ainda os vereadores Moabe Soares e Flávio Vicente, o diretor da EEPJA, professor Roberto de Araújo, e a subsecretária Andrea Vicente.
No dia 28, às 7h30, nas dependências da EEPJA, teve início o Curso de Agente de Alimentação Escolar. Na parte da tarde foi a vez dos cursos de Assistente Administrativo e Auxiliar de Cozinha. Inicialmente os três cursos estão atendendo 65 estudantes e variam de uma carga horária de 160 horas/aulas a 200 horas/aulas.
Segundo semestre ofertará novas modalidades
A partir do segundo semestre serão oferecidas outras modalidades de cursos pelo Pronatec na cidade da Serra do Mel, tais como: Eletricidade Predial, Montagem e Manutenção de Computadores, Operador de Computador, Mecânica de Motos, Manicure e Pedicure, Caldeireiros, Encanador Hidráulico, Instalador de Tubulação, Carpinteiro, Traçador de Caldeiraria e Pedreiro.
As inscrições são feitas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), instalado na antiga sede da Câmara Municipal.
A secretária Edvânia Jácome demonstrou entusiasmo e satisfação por estar trazendo para o município um serviço tão importante para quem precisa de qualificação profissional. "Espero que a população aproveite e se dedique aos cursos, para melhorar o futuro profissional de cada um, gerando emprego e renda em nosso município”, destacou.
O diretor da Escola Estadual Padre José de Anchieta, professor Roberto de Araújo, onde estão sendo trabalhados alguns cursos, mostrou-se orgulhoso em poder contribuir com o espaço físico do estabelecimento de ensino para qualificar os jovens e adultos da Serra do Mel, onde a maioria também são alunos frequentes da Padre Anchieta.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!