Páginas

sábado, junho 29, 2013

Pista cede e abre cratera na zona Norte de Natal

Trecho da Av. João Medeiros Filho fica próximo ao mangue. DER pomete fechar buraco até este domingo. Foto: José AldenirApós as chuvas dos últimos dias, a Avenida João Medeiros Filho, na zona Norte de Natal, ganhou uma paisagem no mínimo inusitada: um lado inteiro da pista cedeu, abrindo uma verdadeira vala que ocupa toda a extensão de uma das vias. O buraco aparentemente foi causado pela infiltração da água da chuva, que cavou o solo por baixo, até que o asfalto não aguentasse mais. Quando a estrutura cedeu, na noite da última sexta-feira (28), revelou a cratera, com aproximadamente 1,5m de profundidade por 4m de largura.

Na manhã deste sábado (29), uma equipe do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (Esquadrão Águia/CPRE) esteve no local para auxiliar no fluxo do trânsito, que variava entre moderado e intenso. Toda a faixa onde o asfalto cedeu teve de ser interditada, deixando apenas uma via disponível para mão e contramão. Segundo o Cabo Aldimar dos Santos, um dos responsáveis pela operação, o que dificulta mais a realização de um trabalho como esse é a mistura de imprudência com impaciência dos motoristas. “O pessoal vê que o trânsito está lento, que aconteceu um problema, aí quer passar na frente dos outros, sobe nos canteiros, isso prejudica demais a nossa atuação. Para completar, a parte central da pista está com muita lama e vários carros já atolaram”, afirma o policial.

O trecho da Avenida João Medeiros Filho que desabou fica próximo à área do mangue, o que pode ter colaborado com o problema. Como o tráfego, inclusive de veículos pesados, é muito intenso na localidade, e somando isso à erosão pela água, criou-se a perigosa condição que propiciou o acidente. A auxiliar administrativa Suzana Bezerra passava de moto pelo local quando se deparou com o trânsito parado. “Achei que estava acontecendo alguma blitz, mas quando cheguei mais à frente vi a vala aberta. Sempre passo por aqui e de vez em quando tem buraco, mas nunca vi um desse tamanho… dá até medo!”, exclama.

Para um dos motoristas presos no trânsito por causa do transtorno, Edmar Pereira, a situação é extremamente desagradável. “A gente trabalha a semana inteira para chegar no final de semana e ter nosso momento de lazer, mas nessa brincadeira aqui se perde muito tempo. Eu acho essa situação um absurdo, uma falta de respeito. É muita irresponsabilidade”, reclama o motorista.

A menos de 50 metros da cratera, outro buraco de grandes proporções pode ser observado na pista. Mais 20 passos e outro aparece, um pouco menor. A situação é alarmante, pois com o volume de chuvas observado na capital, fica o medo de que aconteça algo ainda pior. Na parte onde a pista cedeu cabe um carro inteiro. Se alguém estivesse passando pelo local na hora que houve o desabamento, poderia ter acontecido mais que um susto.

De acordo com o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Demétrio Torres, uma equipe do órgão já está no local avaliando os estragos. “Já enviamos técnicos até o trecho onde ocorreu o incidente, para fazer uma análise técnica dos danos. A previsão é que até amanhã o buraco esteja fechado e a via retome seu fluxo habitual”, declara o diretor.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!