Foto Face Book Jaíra Martins
A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entregaram na manhã/tarde desta segunda-feira, durante solenidade na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte, 171 máquinas, sendo 101 retroescavadeiras e 70 motoniveladoras. Ao todo, os equipamentos foram distribuídos para 149 municípios. Até a próxima sexta, novos equipamentos serão entregues.
A iniciativa integra o conjunto de ações planejadas pelo governo federal para combater os efeitos da estiagem e melhorar as condições de convivência com o semiárido. Todos os equipamentos foram adquiridos por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Além da entrega dos equipamentos, a presidente Dilma Rousseff presenciou a assinatura do edital das obras complementares da BR 101; a ordem de serviço da obra do Museu da Rampa e do Memorial do Aviador; o acordo de cooperação para o programa “Brasil Mais Seguro”; e a ordem de serviço da barragem de Oiticica.
A solenidade contou com a presença de seis ministros, sendo eles o da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Comunicação, Helena Chagas, da Previdência, Garibaldi Filho, dos Transportes, César Borges, do Turismo, Gastão Vieira, e do Desenvovimento Agrário, Pepe Vargas.
No palanque, as presenças da governadora Rosalba Ciarlini, do presidente da Câmara, Henrique Alves, além do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, do presidente da Assembleia, Ricardo Motta, do vice-governador Robinson Faria e da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria. Dos deputados federais, estiveram presentes ainda Sandra Rosado, Fábio Faria, João Maia, Fátima Bezerra e Betinho Rosado. O senador Paulo Davim, do PV, também esteve presente.
SUCESSÃO
Nos bastidores, chamou a atenção a disposição da presidente Dilma Rousseff de entregar e cumprimentar todos os prefeitos beneficiados pelas as ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A entrega das chaves aos 149 gestores fez parte do cerimonial. Para muitos, Dilma já está em campanha para a sua sucessão no ano que vem.
Além da presidente, que deverá tentar a reeleição, deve concorrer ao cargo de presidente o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, e a ex-senadora Marina Silva. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, também estuda candidatar-se a presidente da República.
SECA
Contudo, as ações do governo federal no Rio Grande do Norte vêm de uma sequancia de cobranças feitas pelo setor produtivo rural junto à calsse política, diante de uma das secas mais severdas dos últimos anos, como a registrada neste período de 2012 e 2013. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, explicou que as ações abrangem todos os municípios do país com até 50 mil habitantes, com cada qual recebendo uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão caçamba.
“Porque é nesses municípios, com até 50 mil habitantes, que se encontra a grande produção agropecuária brasileira, seja através da agricultura familiar, ou do agronegócio. São mais de 4 mil municípios”, disse, destacando que destes, cerca de mil municípios receberaão um caminhão pipa e uma pá carregadeira.
“Todos eles são municípios do semiárido que sofrem com a estiagem e esses equipamentos ajudarão às prefeituras na segurança hídrica. Ao todo, cada município receberá investimento de R$ 1,4 milhão”, acrescentou.
Prefeito cita “gestão desastrosa” de Micarla durante “boas-vindas”
O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, deu as boas-vindas à presidente da República, Dilma Rousseff, e ao discursar, relembrou a “situação caótica” que encontrou a Prefeitura após a gestão da prefeita Micarla de Sousa. “Natal que tem pressa em se reerguer. O brasil todo tomou conhecimento da situação de descalabro administrativo que dominou esta cidade no final do ano passado, tendo ela, só para simbolizar a situação caótica, registrado três prefeitos em menos de 40 dias”, disse Carlos Eduardo.
Segundo o prefeito de Natal, a presidente Dilma tem conhecimento, pela imprensa nacional, do colapso dos serviços públicos da capital, a exemplo dos essenciais como saúde, educação e llimpeza pública.
“Mas eu quero dizer que eu venho aqui lhe saudar e aos seus ministros e venho movido com grande esperança porque desde que assuminmos a Prefeitura de Natal temos tido por parte do governo de sua excelência, de seus ministros e auxiliares, todo apoio e solidariedade para que nós possamos, de novo, ser uma cidade dentro da normalidade administrativa, financeira, e que venha resolver os problemas das pessoas”, afirmou o prefeito.
VISITA
A comitiva presidencial pousou no aeroporto internacional Augusto Severo por volta das 11h30, composta por Dilma, e os ministros do Turismo, Transportes, Justiça e Comunicação. Dilma foi rcebida pela governadora Rosalba, pelo deputado Henrique, pelo ministro Garibaldi, pelo senador Paulo Davim, e pelos deputados federais Fábio Faria, Sandra Rosado e Fátima Bezerra, além do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e a sua vice, Wilma de Faria.
Entre eles, pelo menos três são governadoráveis que sonham com o apoio de Dilma: Rosalba, que poderá disputar a reeleição; Wilma de Faria, que também está no páreo; além do ministro Garibaldi, que foi o mais aplaudido entre todos que estavam na Escola de Governo quando do anúncio das presenças. O vice-governador, Robinson Faria, também fez parte da mesa. Ele também disputa o apoio de Dilma para o projeto de se candidatar ao governo do Estado.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!