Páginas

quinta-feira, junho 20, 2013

Cheque sem fundos tem alta e chega a 6,30% em maio no RN

O percentual de cheques sem fundos subiu em maio para 6,30% no Rio Grande do Norte, frente a 6,08% em abril, de acordo com o indicador medido pela Serasa Experian.
A alta foi atribuída à sazonalidade do mês, quando se comemora o Dia das Mães.
Segundo a Serasa, além do Dia das Mães, o endividamento do consumidor e o comprometimento de renda com prestações causaram o aumento da inadimplência nesta forma de pagamento.
É o sexto maior índice do Nordeste. Na região, a maior proporção de emissões de cheques sem fundo está no Piauí (11,16%).
A este, seguem Sergipe (9,21%), Alagoas (8,47%), Maranhão (8%), Paraíba (7,58%), RN (6,3%), Ceará (4,23%), Bahia (3,81%) e Pernambuco (2,77%).
Em maio, 2,15% dos cheques compensados foram devolvidos em todo o país, informou hoje (19) a empresa de consultoria Serasa Experian. Em relação ao índice registrado no mês anterior (2,09%), houve leve alta.
Segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques sem Fundos, entre janeiro e maio deste ano houve 2,10% de devolução de cheques, ligeiramente acima do observado no mesmo período do ano passado, quando foram devolvidos 2,08% dos cheques.
Para os economistas da Serasa Experian, o aumento na devolução dos cheques sem fundos no mês de maio é decorrência da sazonalidade, já que as compras do Dia das Mães, aliadas ao endividamento do consumidor e ao comprometimento de renda com prestações, levaram ao aumento da inadimplência com cheques.
Entre janeiro e maio deste ano, o maior percentual de devoluções foi observado em Roraima, com índice de 11,48%. O menor foi registrado no Amazonas, com 1,49% dos cheques devolvidos.
A região Norte registrou o maior percentual de cheques devolvidos no acumulado do ano, com 4,48%, enquanto a Sudeste teve o menor índice, de 1,65%. Acompanhe abaixo a evolução de cheques sem fundo no Brasil, na comparação mensal.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!