Funcionários do Hospital dos Pescadores, em Natal, se revezaram no funcionamento de um respirador manual para manter viva uma idosa de 77 anos internada em coma induzido. Esse foi um dos problemas causados pela falta de energia na unidade hospitalar que ficou às escuras por mais de três horas na noite desta quinta-feira (2) (veja vídeo ao lado).
Em nota, a direção do hospital disse que o serviço foi normalizado nas primeiras horas da manhã desta sexta (3).
“Isso é um absurdo. É calamidade pública. É o caos. Infelizmente, a gente não tem o que fazer além disso. Nós recebemos um paciente bastante cansado há pouco tempo e a única alternativa foi transferir esse paciente para o Walfredo Gurgel. O outro médico plantonista teve que levar o paciente no carro dele”, indignou-se o médico Diego Cunha.
De acordo com os funcionários do local, a energia acabou por volta das 15h. O Hospital dos Pescadores atende, em média, 300 pessoas por dia em casos de urgência e emergência. Na noite desta quinta, 28 pacientes estavam internados na unidade. Todos tinham que enfrentar o calor e o desconforto de ficar em local sem energia elétrica.
“É um absurdo porque desda às 17h que está sem energia. Já são mais de três horas sem energia e um hospital como este - com vários pacientes internados, alguns em reanimação - não ter um gerador, é um absurdo”, reclamou a agente de saúde Jaqueline Freire.
“Neste setor nós temos 20 internos, pacientes graves, e muitos estão sem tomar medicação. É um descaso total. A gente fica em uma situação constrangedora. E o que a gente vai fazer? A gente não tem nem como administrar a medicação no escuro”, acrescentou a técnica de enfermagem Ana Lúcia Dantas.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!