As autoridades filipinas confirmaram nesta terça-feira a morte de cinco pessoas por causa de uma explosão freática no vulcão Mayon, situado a cerca de 360 quilômetros de Manila.
De acordo com Eduardo do Rosário, diretor do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres das Filipinas, um guia e alguns montanhistas estrangeiros estão entre as vítimas, embora não tenha confirmado suas nacionalidades, assim como a dos sete feridos.
Rosário também afirmou que cerca de 20 montanhistas se encontram próximos à cratera do vulcão, onde a explosão foi registrada nas primeiras horas da manhã.
Uma equipe de resgate se encontra a caminho do local, sendo que o alerta segue em seu nível mais baixo, já que não há perigo de erupção, segundo os especialistas.
"Trata-se de um evento freático muito pequeno. É algo normal", assinalou a uma emissora local um especialista do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs), que completou: "Esse fenômeno é caracterizado pelo lançamento de fragmentos de rocha sólidas preexistente na chaminé vulcânica, mas sem erupção de magma".
Segundo a mesma fonte, a explosão freática é causada pela pressão acumulada ao longo dos anos, sendo que a última ocorreu em 2010.
Situado na Ilha de Luzon, o Mayon é um dos vulcões mais ativos e belos das Filipinas e, por isso, recebe centenas de turistas todos os anos.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!