Enquanto não sai o resultado do leilão do milho previsto para segunda-feira (6) e que será doado aos Estados do Nordeste em situação de emergência, a Companhia Nacional de Abastecimento só dispõe, hoje, de duas mil toneladas de grãos para atender os mais de 18 mil agropecuaristas do Rio Grande do Norte cadastrados na Companhia.
O volume atual do milho em estoques na Conab, corresponde a apenas 5,87% da capacidade de armazenamento das nove unidades de abastecimento existentes em Natal e interior, que podem estocar até 34.100 toneladas de grãos.
O superintendente da Conab, João Maria Lúcio da Silva, informou que no começo da semana a Conab já havia recebido 222 toneladas de milho e, ontem, chegaram mais 73 toneladas de milho ensacado para a venda em balcão a saca de 60 quilos, no valor de R$ 18,00 para quem tem direito a um limite de até três toneladas e R$ 21,12 para quem precisa consumir entre 3,1 e seis toneladas.
No ano passado, a Conab solicitou 93 mil toneladas, mas ainda faltam chegar 10 mil toneladas. Para 2013, segundo João Lúcio, o pedido foi de 110 mil toneladas, mas até agora só chegaram 18 mil toneladas. Ele explicou que no leilão do dia 6 está prevista a aquisição de 83 mil toneladas de milho, dos quais, cinco mil serão destinados à reposição dos estoques da Companhia no Estado, sendo 1.500 toneladas para os armazéns de Natal, em Lagoa Nova e Cidade Satélite, e 1.000 toneladas para os armazéns de Mossoró e Umarizal. Além disso, terá a doação de 12 mil toneladas ao Governo do Estado para venda direta aos agropecuaristas dos 142 municípios atingidos pela estiagem.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!